Automóveis com luzes de dia

1
598

Desde 8 de Fevereiro que os veículos ligeiros de passageiros e comerciais novos, são obrigados a incluírem luzes de circulação diurna.
A medida foi aprovada para toda a União Europeia e passa a ser obrigatória para qualquer automóvel que seja vendido desde essa data, sejam novos modelos ou remodelações dos já existentes.
As luzes de circulação diurna, conhecidas pela sigla “DRL” (acrónimo em inglês para “Daytime Running Lights”), ligam-se automaticamente assim que se acciona o motor, não dependendo da acção do condutor.
São faróis específicos, que utilizam pequenos LEDs e que consomem 10% da energia dos faróis normais.
De acordo com a Comissão Europeia, as luzes de circulação diurna vão dar um importante contributo para o objectivo de reduzir as fatalidades nas estradas da Europa.
A decisão foi tomada no âmbito de uma directiva europeia de 2008, a Cars21, e baseia-se num estudo que prova que uma viatura com as luzes de circulação é detectada mais cedo e mais depressa. Já há algum tempo que  se vê circular nas nossas ruas e estradas algumas viaturas que incluíam as DRL.
A medida vai passar a ser válida também para camiões e autocarros novos a partir de Agosto de 2012.
Até agora só as motas tinham obrigatoriamente que ter as luzes de circulação diurna, no âmbito da directiva Cars21.

P.A.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Esta medida seria muito bem vinda aqui no Brasil, pois muitos motoristas não costumam ligar os faróis na estrada durante o dia mesmo quando há neblina ou chuva, o que torna muito difícil a sua visualização durante uma ultrapassagem. Enquanto não tivermos um farol específico para uso de dia, o farol convencional, que à noite serve para iluminar, de dia serve também para tornar o veículo mais visível !