Autarquia quer valorizar Marca Caldas da Rainha

0
921
A cidade criativa é um “pilar fundamental” para a notoriedade internacional

Estudo de posicionamento da marca territorial deverá ser apresentado no segundo semestre de 2025

 

Afirmar o território e valorizar a marca Caldas da Rainha é o objetivo do estudo de posicionamento estratégico e plano de ação que a autarquia encomendou à consultora CH Group. De acordo com o presidente da Câmara, Vítor Marques, o trabalho, que deverá estar concretizado em meados de 2025, permitirá consolidar a identidade e afirmar a competitividade do território no panorama nacional e internacional.
O estudo valoriza a aproximação entre os eixos rural e urbano do concelho e contempla um diagnóstico e uma análise profunda aos ativos endógenos, assente nas suas dimensões culturais, sociais, económicas e ambientais. Este levantamento será complementado por ferramentas de análise competitiva e benchmarking internacional, permitindo posicionar o território num contexto global e identificar as melhores práticas aplicáveis, explica a autarquia.
A metodologia integra, também, a realização de estudos de perceção, focus groups e workshops colaborativos com os principais stakeholders locais, assegurando um alinhamento estratégico entre os diferentes agentes e a inclusão das perspetivas da comunidade. A criação de uma proposta de valor para a Marca Caldas da Rainha, será assente na valorização de setores como a cerâmica e o termalismo, turismo cultural e criativo, património natural e a inovação rural. A distinção, pela Unesco, de Cidade Criativa é encarada como um “pilar fundamental” para reforçar a notoriedade internacional deste território.
“Agregar e conjugar vontades, necessidades e uma visão conjunta de recolocar Caldas da Rainha no mapa”, salientou Cristóvão Monteiro, representante da consultora CH Group. De acordo com o responsável, pretendem fazer um trabalho de “reposicionamento e de afirmação muito competente e consolidada do que é o destino Caldas da Rainha numa perspetiva integrada à captação de investimento, dinamização cultural e a todas as áreas”.■

- publicidade -