O Centro Escolar de N. Sra. do Pópulo não fechou para férias. Em vez das aulas regulares, acolhe agora dezenas de crianças que estão de volta à escola para realizar actividades de tempos livres.
Na maioria são crianças oriundas de famílias com dificuldades económicas e cujos pais, por se encontrarem a trabalhar, não têm onde os deixar nem capacidade económica para os colocar nas ofertas de actividades que existem pela cidade.
Estas férias activas, organizadas pela autarquia, funcionam há vários anos e destinam-se a crianças dos 6 aos 11 anos. Com esta iniciativa, “pretende-se uma ocupação saudável dos tempos livres das crianças, através da concretização de actividades estruturadas e diversificadas que contribuam para o desenvolvimento sociocultural e educativo das crianças do concelho”, informa nota de imprensa da autarquia.
A actividade está a decorrer desde 4 de Julho e só terminará a 26 de Agosto, distribuída por quatro turnos com 20 crianças cada.
A Câmara auxilia também no pagamento das refeições consoante as regras da acção social escolar, assim como o fornecimento de materiais, aluguer de barracas de praia, entradas na piscina e as visitas aos museus da cidade. As crianças também assistem a filmes no CCC e fazem algumas visitas.
No dia 25 de Julho, parte do executivo camarário foi visitar o centro escolar de N. Sra. do Pópulo e teve oportunidade de contactar directamente com os participantes deste ATL que decorre entre as 9h30 e as 17h30 naquela escola (que faz parte do Agrupamento de Escolas D. João II). O vereador do PS, Rui Correia, na sessão de Câmara pública que se realizou nesse dia, teceu elogios a esta actividade da autarquia “por proporcionar férias dinâmicas às crianças desfavorecidas do concelho”. Acha que este ATL deveria ter um âmbito mais alargado para que mais crianças o possam frequentar.































