Uma delegação de dirigentes do município de Jonava (Lituânia) esteve de visita ao concelho das Caldas da Rainha, tendo sido recebidos a 21 de Novembro nos Paços do Concelho.
Em cima da mesa está uma proposta de geminação entre Caldas e aquela cidade lituana, interessada em estabelecer uma parceria com uma “cidade do sudoeste europeu para troca de experiências em diferentes aspectos, entre eles, económico, cultural e político, que contribua para o desenvolvimento de ambas as cidades”, referia a missiva enviada pelo município de Jonava à câmara caldense.
Durante a recepção oficial de boas-vindas, para além da protocolar troca de cumprimentos e ofertas institucionais, os autarcas de cada município falaram dos seus territórios, nas suas diversas valências, deixando claro que mais importante do que as semelhanças, será das diferenças entre Caldas da Rainha e Jonava que poderá surgir matéria de colaboração efectiva.
Jonava é uma região no centro da Lituânia, com uma população urbana a rondar os 30 mil habitantes, cerca de 50 mil no total do concelho.
Demograficamente semelhante a Caldas da Rainha, está também localizada no centro do país. De acordo com a informação oficial, Jonava é estrategicamente importante ao nível económico, sendo um importante cruzamento de rotas ferroviárias originárias de Vilnius, Kaunas e Kaipeda.
“Ideal para empresários e turistas, Jonava é – tal como Caldas – conhecida pelos seus eventos culturais e herança histórica”, refere uma nota de imprensa da Câmara das Caldas.
Da proposta para acordo de geminação entre as duas cidades consta “o desenvolvimento da cooperação e troca de informações e experiências, apoio em actividades com fins culturais e desportivos, assim como a promoção de projectos que beneficiem o desenvolvimento socioeconómico das duas cidades, oportunidades económicas e turísticas”.
Recorde-se que o município das Caldas está a actualmente a rever todos os acordos de geminação que supostamente terá.
No site do município consta a informação de que Caldas da Rainha tem geminações com Poços de Caldas (Brasil), Huambo e Lubango (Angola), Cambo-les-Bains e Raincy (França), Coria e Badajoz (Espanha), Ribeira Grande (Cabo Verde), Dinant (Bélgica), Perth Amboy (EUA) e Figueiró dos Vinhos. No entanto, o presidente da Câmara, Tinta Ferreria, disse à Gazeta das Caldas, que o questionou sobre este assunto, não ter a certeza que sejam todos acordos de geminação conforme a União Europeia determina.
Por isso, a Câmara está a fazer um levantamento nos seus arquivos sobre quais as geminações que estão realmente oficializadas com outras cidades.
“Uma coisa são parcerias que existem com cidades e outra são verdadeiros acordos de geminação. Parece que só nos mais antigos foram mesmo feitos acordos de geminação”, explicou Tinta Ferreira.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























