Autarca do Luxemburgo visitou Cadaval

0
661

Notícias das CaldasJohn Lorent, presidente do município luxemburguês de Kayl, esteve a semana passada no Cadaval, concelho ao qual aquela autarquia cedeu, há dois anos, uma viatura auto-escada para utilização pelos bombeiros locais.
A convite do presidente da Câmara do Cadaval, Aristides Sécio, o autarca do Luxemburgo veio conhecer o concelho e, segunda uma nota de imprensa da autarquia, mostrou estar muito familiarizado com a cultura portuguesa, até porque a comunidade portuguesa é a mais representativa das comunidades estrangeiras do seu concelho.

Kayl fica sudoeste de Luxemburgo, ocupa uma área total de cerca de 15 Km² e tem cerca de 7.800 habitantes.
O autarca luxemburguês revelou-se um admirador da história e cultura lusitanas, considerando que a actual força de Portugal assenta no poder democrático conquistado no 25 de Abril e na adesão à União Europeia.
Para o presidente do município luxemburguês, o segredo para lidar com a crise financeira está na coesão dos países e na entreajuda financeira e cultural, tal como demonstrou a oferta ao Cadaval de uma auto-escada.
Na opinião de John Lorent a mão-de-obra fornecida por Portugal ao Luxemburgo tem sido determinante para o sector produtivo do seu país.
Na cerimónia de boas-vindas Aristides Sécio fez uma apresentação do concelho do Cadaval, realçando a prevalência do sector primário, nomeadamente a produção de fruta (com destaque para a pêra Rocha) e de vinho, para além das vertentes avícola e florestal.
O edil de Kayl visitou, entre outros locais, as instalações da Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, o complexo da Real Fábrica do Gelo, na serra de Montejunto, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval. P.A.

- publicidade -