Aumentam refeições para carenciados em Alcobaça

0
560

A partir do próximo mês de Novembro, 240 pessoas com comprovadas carências financeiras vão poder usufruir de refeições gratuitas nas cantinas sociais do concelho de Alcobaça. As Misericórdias de Alcobaça e da Benedita, bem como o Lar de Pataias, asseguram as refeições que são comparticipadas na totalidade pela Segurança Social, que paga 2,50 euros por cada uma.
As cantinas sociais surgem no âmbito do Programa de Emergência Alimentar e fornecem refeições a pessoas e famílias economicamente desfavorecidas e devidamente referenciadas pelos serviços de atendimento social. Até agora, no concelho de Alcobaça apenas a Santa Casa da Misericórdia possuía este serviço protocolado com a Segurança Social.
Na cantina social que entrou em funcionamento no passado mês de Julho, a instituição alcobacense podia fornecer até um máximo de 50 refeições. Um número que aumenta exponencialmente com a entrada em funcionamento do serviço na Benedita e em Pataias.
De acordo com Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, o aumento ficou a dever-se à “pressão política” feita junto da Segurança Social em várias reuniões onde foi abordada a “necessidade de serem servidas mais refeições no concelho”.
Cada uma das instituições vai assegurar o fornecimento de 80 refeições que serão depois entregues “a quem realmente precisa delas”, diz o autarca. Ainda que o serviço funcione apenas em Alcobaça, Benedita e Pataias, as refeições podem chegar a todo o concelho.
“Com alguma discrição, as pessoas podem dirigir-se à instituição e levam a sua refeição para casa”, explica Paulo Inácio. Outra forma de aceder à refeição, mas apenas em casos excepcionais, é através das valências de Serviço de Apoio Domiciliário das instituições, que podem entregar as refeições em casa dos carenciados. Mas antes, os interessados devem inscrever-se nas respectivas cantinas sociais e a necessidade de cada caso deverá ser verificada.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -