O início das aulas na ESAD nos cursos de Artes Plásticas, Design de Ambientes, Design Industrial e de Design Gráfico e Multimédia foi adiado uma semana.
Este atraso levou a que circulasse uma mensagem de correio electrónico anónima onde se podia ler que tal se devera à “falta dos respectivos horários das aulas”. Este email acusa a escola de ter justificado este atraso com “questões logísticas” numa altura em que na página online do IPL não constavam os horários destes cursos, ao contrário do que acontecia com os das licenciaturas em Som e Imagem, Design de Cerâmica e Vidro e Teatro.
Gazeta das Caldas questionou a direcção da ESAD que esclareceu que “o início das aulas foi adiado em quatro cursos que foram directa, ou indirectamente, afectados por um atraso nas obras, devido a problemas de fornecimento de materiais. Embora aparentemente iguais, quase todas as janelas do edifício têm dimensões diferentes, o que obriga à costumização da sua produção. Isso tem colocado problemas muito complexos que têm vindo a ser resolvidos, mas nem sempre nos timmings que nos são mais favoráveis”, disse Ana Sacramento, subdirectora da escola, explicando que os restantes cursos iniciaram as aulas porque não foram afectados pelos atrasos das obras.
Entretanto, na segunda-feira, dia 27 de Setembro, as aulas tiveram início para todos os cursos, “graças ao elevado empenhamento por parte do empreiteiro da obra, que reforçou o pessoal e trabalhou durante o fim-de-semana (sábado e domingo), das equipas de limpeza e dos técnicos dos laboratórios da escola”, sublinhou Ana Sacramento.
A verdade é que o atraso de quatro semanas no decurso da obra apenas se reflectiu num atraso de uma semana no início das aulas.
Quanto à mensagem que circulou online, a subdirectora da escola, diz que tal não lhe merece qualquer comentário, porque “evidencia um total desconhecimento da realidade e uma tentativa imatura de difamação que não pode sequer ser levada a sério”.
A mesma responsável disse ainda que a direcção da ESAD não recebeu qualquer queixa ou reclamação por parte de alunos ou professores.
Ana Elisa Sousa






























