Atwater – um mercado em pleno centro de Montreal

0
753
Torre do relógio do mercado em estilo Art Deco

Montreal é uma das principais cidades do Canadá, a segunda em população com mais de três milhões de habitantes na Grande Montreal, que consegue associar a grandeza das cidades americanas com a proximidade e equilíbrio existente nas cidades europeias.
Também no Canadá é dada grande importância aos mercados, onde pequenos agricultores, comerciantes e artesãos vendem as suas produções próprias, ou produtos que adquirem a outros produtores, mas em que, na maioria dos casos, lhes acrescentam valor.
Simultaneamente servem de centro de animação cultural, ambiental e mesmo social para muitas pessoas, que assim estabelecem contactos mais familiares no momento de aquisição dos produtos para o seu consumo diário.
Sendo Montreal uma cidade com grandes amplitudes térmicas entre o Verão e o Inverno, é natural que na época mais fria o mercado funcione em espaço fechado. Mas quando as condições melhoram, em todo o redor se estendem lugares de venda de flores, legumes, frutas, frangos assados, sandes, crespes, sumos, etc
O  próprio mercado funciona num belo edifício estilo Arte Deco, desenhado pelo arquitecto Ludger Lemieux, inaugurado em 1933. Fica próximo do canal Lachine, que faz a ligação ao Velho Porto no rio S. Lourenço, onde abundam jardins e percursos para bicicletas. Próximo de antigos edifícios fabris, hoje transformados em zonas residenciais, é mesmo uma zona de grande qualidade de vida para residir.

Estabelecimentos de comida em tendas na parte exterior do mercado, bem como ao fundo o local onde se desenrola a animação culinária

Em contrapartida situa-se num dos pólos da célebre Rua de Santa Catarina, a principal rua comercial e de divertimento de Montreal, com vários quilómetros de extensão e que atravessa todo o centro da cidade, o que lhe dá uma boa centralidade.
No mercado são destacados os produtores locais que são certificados por essa qualidade e que os distinguem de outros que não produzem directamente. Na internet os clientes poderão encontrar as informações sobre as suas características da produção (www.marchespublics-mtl.com).
Regularmente, às sextas, sábados e domingos, são realizadas no mercado actividades de valorização dos produtos ali vendidos, nomeadamente de animação culinária, demonstrando aos clientes formas novas de utilização daqueles produtos.

Estabelecimentos e locais para comer no corredor central do edifício do mercado

Os responsáveis pelo mercado caldense deveriam identificar e estudar as melhores práticas dos mercados existentes por esse mundo fora, o que se pode fazer através da Internet, para encontrar boas ideias a aplicar na cidade com as devidas adaptações.

- publicidade -

JLAS

- publicidade -