
Montreal é uma das principais cidades do Canadá, a segunda em população com mais de três milhões de habitantes na Grande Montreal, que consegue associar a grandeza das cidades americanas com a proximidade e equilíbrio existente nas cidades europeias.
Também no Canadá é dada grande importância aos mercados, onde pequenos agricultores, comerciantes e artesãos vendem as suas produções próprias, ou produtos que adquirem a outros produtores, mas em que, na maioria dos casos, lhes acrescentam valor.
Simultaneamente servem de centro de animação cultural, ambiental e mesmo social para muitas pessoas, que assim estabelecem contactos mais familiares no momento de aquisição dos produtos para o seu consumo diário.
Sendo Montreal uma cidade com grandes amplitudes térmicas entre o Verão e o Inverno, é natural que na época mais fria o mercado funcione em espaço fechado. Mas quando as condições melhoram, em todo o redor se estendem lugares de venda de flores, legumes, frutas, frangos assados, sandes, crespes, sumos, etc
O próprio mercado funciona num belo edifício estilo Arte Deco, desenhado pelo arquitecto Ludger Lemieux, inaugurado em 1933. Fica próximo do canal Lachine, que faz a ligação ao Velho Porto no rio S. Lourenço, onde abundam jardins e percursos para bicicletas. Próximo de antigos edifícios fabris, hoje transformados em zonas residenciais, é mesmo uma zona de grande qualidade de vida para residir.

Em contrapartida situa-se num dos pólos da célebre Rua de Santa Catarina, a principal rua comercial e de divertimento de Montreal, com vários quilómetros de extensão e que atravessa todo o centro da cidade, o que lhe dá uma boa centralidade.
No mercado são destacados os produtores locais que são certificados por essa qualidade e que os distinguem de outros que não produzem directamente. Na internet os clientes poderão encontrar as informações sobre as suas características da produção (www.marchespublics-mtl.com).
Regularmente, às sextas, sábados e domingos, são realizadas no mercado actividades de valorização dos produtos ali vendidos, nomeadamente de animação culinária, demonstrando aos clientes formas novas de utilização daqueles produtos.

Os responsáveis pelo mercado caldense deveriam identificar e estudar as melhores práticas dos mercados existentes por esse mundo fora, o que se pode fazer através da Internet, para encontrar boas ideias a aplicar na cidade com as devidas adaptações.
JLAS






























