Atividade no Paul de Tornada este domingo

0
446

A celebrar o seu 22º aniversário, o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada (CEEPT) vai a dinamizar uma atividade educativa ambiental, associada à Semana sobre Espécies Invasoras, no dia 21 de maio, das 16h00 às 18h00. A entrada é livre, mas requer uma inscrição que pode ser feita aqui.

A Eco-atividade de voluntariado ambiental – controlo de invasoras, que irá ser realizada no exterior, surge integrada na Semana sobre Espécies Invasoras, que é celebrada em Portugal e em Espanha e que conta com várias atividades em associação com parceiros ambientais.

“O 22º aniversário do Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada deixa-nos, acima de tudo, orgulhosos daquilo que tem vindo a ser feito e motivados para continuar a trabalhar na formação e participação do cidadão em educação ambiental. Ao longo destas últimas mais de duas décadas, temos vindo a dinamizar ações que permitam que a comunidade fique sensibilizada face à importância de preservar e proteger os ecossistemas naturais, com foco na Reserva Natural Local do Paul de Tornada. Em conjunto com os nossos parceiros, já alcançamos grandes feitos”, afirma Teresa Lemos, coordenadora do GEOTA para o CEEPT.

- publicidade -

Desde 2009, nove anos depois da inauguração do CEEPT, que a Reserva Natural Local do Paul de Tornada, cuja área é de 53 hectares, é um espaço de partilha de aprendizagens, observação de espécies, como por exemplo a garça vermelha, a águia pesqueira, e o cágado de carapaça estriada, e conservação, valorização e promoção do património natural, através de atividades e iniciativas de sensibilização e de lazer.

Os participantes deverão levar roupa e calçado confortável, binóculos, máquina fotográfica e muita vontade em descobrir aquilo que a natureza simboliza. Recomenda-se, ainda, a máscara de proteção individual.

Localizado em Tornada, nas Caldas da Rainha, a Reserva é gerida, de forma partilhada, pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e a Associação de Defesa do Paul de Tornada – PATO.

- publicidade -