Atendimento permanente renovado no aniversário

0
309

O SAP do Montepio Rainha D. Leonor foi requalificado e inaugurado na comemoração dos 163 anos da fundação

O Serviço de Atendimento Permanente do Montepio Rainha D. Leonor foi requalificado e inaugurado no 163º aniversário da instituição.
“O Montepio tinha grandes problemas, na medida em que não havia há alguns anos investimento na instituição e na manutenção”, fez notar Francisco Rita, presidente do Conselho de Administração da instituição. Tal devia-se ao foco na nova estrutura, que ainda não arrancou. “Quem trabalhava na zona mais intensa, que é o Serviço de Atendimento Permanente, tinha grandes condicionantes em termos de espaço e organização de serviço, era pensado para resolver problemas de há 30 anos e não os atuais”, contou. “Alterámos os acessos, que passam a ter uma ampla entrada e melhorámos a área de atendimento, com um serviço de observação, que não tínhamos.As pessoas tinham que aguardar a evolução de uma terapêutica ali sentadas e agora temos uma zona de repouso, calma e sossegada”, explica. Além disso, foi criada uma instalação sanitária no interior do serviço. O SAP tem serviço de enfermagem, um consultório médico e a nova sala de observação. A requalificação, com a reorganização do serviço, resulta de um investimento de cerca de 18 mil euros. A funcionar de segunda-feira a domingo, entre as 9h00 e as 21h00, o serviço tem um médico e já criaram uma consulta suplementar em picos de acesso. O serviço tem cerca de 60 consultas diárias. A próxima melhoria na Casa de Saúde refere-se aos quartos de internamento, que já está em curso. Entretanto, o novo sistema de gestão de filas, mais um passo no caminho da digitalização da instituição, já está em vigor, mas só vai funcionar na plenitude quando entrar em funcionamento o novo sistema de gestão hospitalar. “Estamos a otimizar todo o serviço da instituição”, referiu.

Nova clínica em andamento
A curto prazo o Montepio vai “lançar o concurso para o início do trabalho de arquitetura final para licenciamento da nova clínica” e “contamos que seja uma realidade dentro de pouco tempo, mas enquanto não está operacional, temos que melhorar a que temos”, afirmou Francisco Rita. O objetivo da administração passa também por criar saldo positivo. “Neste momento estamos com resultados operacionais positivos”, revelou, explicando que tal já reflete o aumento de todo o conjunto de vencimentos dos trabalhadores e a definição das carreiras. ■

- publicidade -
- publicidade -