Até ao final de Abril os jovens caldenses têm muito com que se entreter

0
763
Atividades para a Juventude
No último ano existiu um projecto a nível do Oeste, que pretendia que os jovens explorassem o melhor de cada concelho - Isaque Vicente

Começa a 9 de Abril o Caldas Jovem, um evento que até 30 de Abril pretende dinamizar actividades para a juventude do concelho. A abertura está marcada para as 10h00, no CCC, seguindo-se um teatro debate para as escolas intitulado “(In)Dependências” que se repete no dia seguinte.
Na quarta-feira, 11 de Abril, o centro cultural recebe uma sessão de esclarecimento acerca do futuro e na manhã de sexta-feira há um workshop de bar e cozinha na EHTO. No mesmo dia, durante a tarde, o Centro da Juventude recebe um workshop de serigrafia (que se repete no sábado às 10h00).
A 16 de Abril os jovens caldenses podem saber mais sobre programas de participação e educação não formal, como é o caso do Erasmus.
O Oeste Jovem inclui ainda a Semana do Emprego, de 16 a 20 de Abril, no Centro de Recursos Comunitário, antiga Universidade Católica e Externato Ramalho Ortigão.
Safa-te na Cozinha é o nome do workshop que acontece no dia 18, na EHTO, e que se destina aos alunos do 12º ano.
Do programa Caldas Jovem consta ainda um workshop de risografia (um método de impressão semelhante à serigrafia, mas mais barato e sustentável) a realizar no antigo Hotel Madrid e outro de encadernação artesanal.
Um encontro de skate e BMX e um concurso de fotografia, canoagem e stand up paddle na Lagoa de Óbidos, concertos, feiras de autor, torneios desportivos e pintura de um mural são actividades que completam o programa, que inclui a final interescolar do concurso Toma Lá Talento, no dia 30 de Abril, no CCC.
O Caldas Jovem é organizado pela ADJCR, associação que gere o Centro da Juventude, e pela Câmara. Mais informações no Facebook do Centro da Juventude ou através do e-mail: gabinetejuventude.cjcr@gmail.com.
No último ano os 12 concelhos do Oeste juntaram-se para criar um mês da juventude conjunto, sob alçada da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM).
Esta ideia, inovadora, partiu da Câmara das Caldas que conseguiu em 2916 reunir seis concelhos no Oeste Jovem e no ano seguinte os 12.
Este ano a ideia não se repetiu. A proximidade temporal da tomada de posse do novo executivo da Comunidade Intermunicipal afectou a preparação da iniciativa e quando foram feitas reuniões com as autarquias algumas já tinham o programa definido.
“Para o ano o objectivo é voltar aos mesmos moldes de 2017 e acrescentar novidades”, assegurou à Gazeta das Caldas Pedro Monteiro, secretário da Oeste CIM, admitindo que “o envolvimento da comunidade intermunicipal terá de ser maior”.

- publicidade -