Associação MVC promove a integração

0
750
“Juntos Vamos Mais Longe” é um dos novos projetos da associação vocacionado para os jovens

Associação faz a ponte entre dois mundos diferentes e promove a integração de todos

A Associação MVC está a desenvolver o projeto “Juntos Vamos Mais Longe”, que pretende “oferecer uma alternativa ao modelo convencional educativo, proporcionando atividades de enriquecimento cultural e pessoal inspirado nos saberes vernaculares”, explicou Teresa Serrenho. O projeto conta já com 25 jovens entre os seis e os 18 anos “e tende a crescer bastante dado o interesse dos jovens e dado ao facto de estes quererem e continuarem a trazer outros jovens para o grupo”, refere, complementando que “talvez seja um dos projetos com mais impacto na comunidade no futuro pois o investimento da nossa associação nestes jovens é total, acreditamos muito nas próximas gerações, mas identificamos necessidade de reforçar aprendizagens e valores que infelizmente na escola atual não se conseguem trabalhar”.

Se a iniciativa começou com a identificação, por parte dos jovens, da língua inglesa como a principal necessidade, a verdade é que o projeto foi muito além de ensinar uma língua. Basicamente, é um projeto de integração. “Queríamos dar-lhes o que precisam”. Começaram por ensinar a cultura e a História local e depois trabalharam os dialetos das comunidades de onde vieram, nomeadamente, os portugueses e os de Angola, Brasil e Guiné. O grande objetivo era, primeiro, trabalhar a autoestima e depois entraram no Inglês. Curiosamente, a sinergia era fácil: a associação tem muitos associados com a língua inglesa como nativa. Este decorre aos sábados e tem planos que passam, por exemplo, pela gastronomia.

- publicidade -

Mas a semana inicia-se com o Clube de Costura, na segunda-feira de manhã, onde se promovem valores de sustentabilidade e se aproveitam os excedentes recebidos de roupa.
Durante a tarde há reunião dos alcoólicos anónimos (em Português e Inglês) e, quinzenalmente, o clube da leitura. Terça-feira arranca com a yoga, terapias, massagens e consultas e durante a tarde há aula de dança e de Inglês. Quarta-feira é dedicada às aulas de Português e yoga, que é a primeira atividade da quinta-feira com as terapias, massagens e consultas. É também dia de nova reunião dos alcoólicos anónimos. Chegados às sextas-feiras temos dois projetos que funcionam em paralelo e que se complementam: o Café da Manhã quer dar a conhecer a coletividade, mas também proporcionar momentos “de convívio, integração e partilha” e a Loja Social com artigos doados à venda a um custo simbólico. Os valores são usados nos projetos e nas respostas sociais a situações emergentes. Durante a tarde há aulas de Português. Além disto, organizam comemorações do 25 de Abril, dia da Mulher e da Paz, a Caminhada Rosa e de um mercadinho de Natal. Mensalmente promovem o Dia de Folga do Quim! e, pela Páscoa, organizam uma campanha de recolha de ovos de chocolate para oferecer aos Bombeiros e instituições locais.

Com 160 sócios ativos, o MVC conta com muitos voluntários estrangeiros que residem na região e dinamizam projetos. A associação faz a ponte entre estes dois mundos tão diferentes procurando criar soluções para os problemas.

- publicidade -