Associação MVC angariou centenas de bens para a Turquia

0
307
Campanha angariou centenas de bens para as pessoas afetadas pelo sismo

Caldas juntou-se ao apoio à Turquia

A Associação MVC – Movimento Viver o Concelho realizou, no fim de semana de 11 e 12 de fevereiro, uma campanha de angariação de bens para a Turquia, com a ajuda da Silver Coast Volunteers Association, na decorrência do apelo lançado pela Embaixada da Turquia em Lisboa.
A associação recebeu várias doações, das quais selecionou cerca de 60%, entre centenas de artigos para bebés, como caixas de papas, cereais e leite em pó, pacotes de fraldas e toalhitas, édredons, mantas e roupas de inverno, bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene.
Foi ainda recebido um total de 420€ em donativos monetários, com os quais se compraram duas tendas, dez sacos-cama, algumas lanternas e mantas térmicas descartáveis. No final, “deu uma carrinha cheia”, disse Teresa Serrenho, dirigente da associação.
O balanço é “muito positivo”, mas esteve aquém da resposta da comunidade aquando da angariação de bens para a Ucrânia organizada pela associação.
A dirigente salientou a adesão da comunidade estrangeira, que é “muito pronta na resposta” e na qual se “nota uma grande participação nestes casos”, tendo sido Jacqueline Branco, sul-africana residente na região há mais de vinte anos, a “grande impulsionadora” da iniciativa.
O trabalho foi coordenado com o grupo no Porto, dirigido pela docente na Universidade do Porto de nacionalidade turca, Zeynep Koca, dada a incapacidade de comunicar com a Embaixada da Turquia em Lisboa.
Na terça-feira, dia 14, os bens seguiram viagem para o Porto à boleia de uma empresa de trabalho temporário de Alfeizerão.
Ainda não há novas campanhas de ajuda à Turquia planeadas, “tudo depende de como a relação [com a Embaixada da Turquia em Lisboa] vai continuar a ser alimentada”, explicou Teresa Serrenho, acrescentando que, “para a Síria não conseguimos atuar, nem sequer tentámos, porque, em termos práticos, temos de ver se a ajuda é efetiva, e é um país difícil”. ■

- publicidade -