Associação Espírita das Caldas está a comemorar 30 anos

0
883
Os elementos da ACE das Caldas da Rainha com a atriz brasileira Ana Rosa

Dois eventos, que decorreram no fim-de-semana, assinaram a efeméride. A associação conta com 22 colaboradores que dinamizam diversas atividades

Um momento musical pelos músicos João Paulo e Moysés Lopes, na sexta-feira, marcou o arranque das celebrações do 30º aniversário da Associação Cultural Espírita (ACE), que se prolongaram durante o fim-de-semana. Ainda no dia 8, realizou-se uma palestra, por Leonor Leal, da Associação Cultural Espírita de Alcobaça, cujo tema foi “Dificuldades da Vida: Castigo ou Oportunidade”, seguida de uma “calorosa” confraternização entre os presentes, que “em elevado número lotaram a casa, acolhidos todos com a simpatia e a fraternidade habituais”, referiu o presidente da associação, José Capinha, à Gazeta das Caldas.
A atriz brasileira Ana Rosa esteve nas Caldas no sábado, para “apadrinhar” a exibição do filme espírita “E a Vida Continua…”, que faz parte do Ciclo de Cinema Espírita 2024-2025 da ACE caldense, que conta com a curadoria de Oceano Vieira de Melo, também produtor do filme. A atriz esteve à conversa Maria Lenice Camões, fundadora da ACE, ativista e referência de solidariedade no meio espírita caldense. Ana Rosa partilhou momentos da sua vida, como o facto de ser mãe biológica de quatro filhos e ter outros quatro de coração, ou de ser espírita de “longa data”, tendo sido apresentada ao Espiritismo por Augusto César Vannucci, produtor e diretor de novelas da Rede Globo de Televisão do Brasil.
Nascida numa família circense, que percorria o Brasil fazendo espetáculos, Ana Rosa desde a infância que abraçou esta arte, partindo daí para o teatro, depois para o cinema e mais tarde para a televisão, onde participou em diversas telenovelas. Em 1997 entrou, inclusive, para o Guinness Book como a atriz que mais fez novelas no mundo.
A ACE é uma instituição sem fins lucrativos, fundada a 8 de novembro de 1994, numa casa particular, “uma cozinha”, por um grupo de amigos que queriam estudar a Doutrina Espírita, quando nas Caldas não havia nenhum Centro Espírita. O grupo foi aumentando e resolveram alugar um espaço para estudar e fazer sessões espíritas públicas, com palestras, passes e apoio a pessoas com problemas espirituais, explica José Capinha, acrescentando que, com o tempo, a associação foi crescendo e o espaço tornou-se pequeno. Passaram então para as atuais instalações, no nº 27ª da Rua 15 de Agosto.
Atualmente contam com 22 colaboradores que dinamizaram diversas atividades durante a semana, como o Estudo Espírita (online), a Oração pelo Planeta e Reunião Mediúnica, Reunião Mediúnica, Atendimento fraterno, palestra pública, fluidificação da água e passe. Ao sábado à tarde decorre o Curso Básico de Espiritismo e de Educação Mediúnica. Todas as atividades desenvolvidas são gratuitas.
A ACE possui também uma componente de ação social, que distribui bens alimentares, roupas e produtos de primeira necessidade aos carenciados da cidade e arredores.
As comemorações continuam a 15 de novembro, às 21h00, com uma palestra com Filipe Pereira, da Casa com Evangelho de Aveiras de Cima, sobre “A finalidade do Evangelho segundo o Espiritismo”. ■

- publicidade -