Associação do Paço dá início aos festejos do 50º aniversário

0
730

Responsáveis autárquicos de Peniche e Lourinhã prometeram publicamente colaborar com o programa festivo e muito ambicioso da URDC Paço

A pequena aldeia do Paço, dividida entre dois concelhos do Oeste, Peniche e Lourinhã, iniciou, no passado sábado, um intenso e arrojado programa comemorativo do meio século de vida da associação local, numa povoação com mais de 5000 anos de história.
Com a presença dos presidentes de Câmara de Peniche e da Lourinhã, entre outros autarcas da região, nomeadamente das freguesias de Atouguia da Baleia e da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, os ‘paçareiros’ deram início a um novo capítulo da história da povoação, com um almoço-convívio com a população e convidados, que assim celebraram o 49º aniversário da União Recreativa, Desportiva e Cultural do Paço.

Iniciativas tiveram início no passado sábado, com a presença de muitos associados

A inauguração de uma exposição de fotografias das suas gentes, em diversas atividades realizadas ao longo das últimas décadas, acompanhada por objectos e equipamentos antigos e etnográficos, foi outro ponto alto do dia, que encerrou com a atuação conjunta dos ranchos folclóricos de Geraldes e ‘As Lavadeiras dos Bolhos’.
Esta foi, de resto, a forma escolhida para homenagear o Rancho do Paço, ativo entre os anos 1940 e 1950.
Para a Direção da coletividade, este projeto carateriza-se pelo desenvolvimento de um conjunto de atividades e eventos de âmbito social, recreativo, desportivo e cultural “transversais ao objeto social” da associação.
Até outubro de 2022 e com um orçamento que poderá chegar aos 122 mil euros, o programa das festividades vai trazer à aldeia alguns dos nomes mais sonantes da música popular portuguesa, como é o caso de Tony Carreira e de Quim Barreiros, no mês de agosto.

Exposição de fotografia permitiu passar em revista a história da instituição
- publicidade -

Paulo Antunes, presidente da URDC Paço, disse na ocasião que esta comemoração pretende “fomentar o espírito comunitário e associativo, atual e futuro, contrariando o padrão social de maior individualismo e isolamento” agravado pela pandemia.
A próxima atividade do aniversário da associação está agendada para 7 de novembro, com a prova de atletismo ‘Trilhos D. Pedro e Dª Inês – Edição Especial – Peste Negra’, numa alusão ao período pandémico que vivemos no planeta. ■

- publicidade -