Associação de Santo Onofre vai ter sede nova

0
539

pinaO último acto oficial das comemorações do Dia da Cidade foi o lançamento da primeira pedra da sede da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Santo Onofre (Monte Olivetti), numa cerimónia também bastante participada pela população daquela zona da cidade.
O edifício vai ser construído num terreno cedido pela autarquia, nas traseiras do pavilhão Rainha D. Leonor, e está orçado em um milhão de euros. Segundo João Pina, presidente da mesa da Assembleia Geral, esta é uma obra que terá de ser feita por etapas e sem prazo de conclusão definida. No entanto, os trabalhos deverão arrancar ainda durante o mês de Maio.
Esta associação, constituída em 2003, está instalada no antigo edifício da UAL, junto ao qual promovem habitualmente as Festas Populares.
Para João Pina, é muito importante para a associação poderem contar com uma sede própria onde poderão também ter um salão com 600 m2, para realizar várias actividades, e salas para o grupo de bombos, a orquestra ligeira e elaboração dos fatos para as marchas populares (infantis e adultos). Haverá também uma sala de convívio para idosos e um bar. No total serão cerca de 2,5 mil metros quadrados de área de construção.
A associação espera uma comparticipação da autarquia, cujo valor estará dependente das obras que irão sendo feitas, e está também dependente do dinheiro que forem angariando através das quotas dos sócios e das actividades que forem desenvolvendo.
Segundo Tinta Ferreira, a actividade da associação tem sido importante para a cidade e necessita de umas instalações definitivas. “Será uma sede viva e não apenas administrativa, onde podem ter a sua escola dos bombos e as marchas populares”, referiu. “Hoje, que é Dia Internacional das Famílias, a família do Monte Olivetti juntou-se para iniciar uma obra”, disse ainda. Na sua opinião, é importante que também na cidade surjam entidades como estas, geralmente mais associadas às freguesias rurais. “Também foi assim que o Arneirense começou”, lembrou.
O edil caldense acredita na “coragem e vontade” de pessoas como João Pina para poder levar a bom porto esta obra.
As festas populares no largo da Universidade, organizadas pela associação, vão decorrer todos nos três primeiros fins-de-semana de Junho, já a partir do dia 6.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -