Ao obter o certificado PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) referente à prática de uma gestão florestal sustentável, a APAS Floresta (Associação de Produtores Florestais), do Cadaval, tornou-se a primeira associação a nível nacional a estar certificada pelos dois sistemas de gestão florestal actualmente existentes em Portugal. Esta organização desde Outubro de 2008 que estava certificada pelo sistema FSC (Forest Stewardship Council
De acordo com Rute Santos, da direcção da APAS Floresta, estes sistemas garantem a aplicação de uma gestão sustentável da floresta a nível económico, ambiental e social. São também “uma importante ferramenta de mercado, com a garantia de uma valorização económica dos produtos florestais certificados”, refere a engenheira florestal, que dá como exemplo o caso do eucalipto, onde a madeira certificada tem uma bonificação de quatro euros por metro cúbico.
Esta associação representa mais de 200 produtores florestais e abrange uma área de intervenção superior a 35 mil hectares.
Associação de Produtores Florestais duplamente certificada
- publicidade -






























