Um espaço de aconselhamento, convívio e loja social (troca de roupas), onde se realizem palestras, workshops e oficinas de artes. É este o propósito da Associação Coração Com Vida, uma organização sem fins lucrativos que é um projecto da Igreja Evangélica Baptista das Caldas da Rainha. Embora a associação já tenha sido fundada em Fevereiro de 2016, só agora é que a Igreja Baptista teve condições para poder abrir um espaço preparado para receber as pessoas. Localiza-se na Rua do Montepio (nº2) e será inaugurado no próximo dia 17, às 15h00.
À Gazeta das Caldas, Paulo Francisco, pastor desta Igreja e presidente da mesa de assembleia da associação, disse que esta iniciativa surge “da identificação de uma série de necessidades no concelho, pois éramos frequentemente contactados por pessoas que nos batiam à porta à procura de ajuda”. Os problemas mais comuns prendiam-se com situações depressivas, tentativas de suicídio, toxicodependências, desemprego, casos de solidão e isolamento e também divergências familiares. “Nota-se muito falta de esperança nas pessoas, que olham para a vida como algo sem solução e sem rumo”, acrescentou o responsável, salientando que os problemas foram ter com a Igreja e esta pensou numa forma de ajudar a solucioná-los.
O objectivo é que a Associação Coração Com Vida possa vir a ser uma estrutura complementar à rede de apoios que já existe na cidade, tornando-se assim num espaço aberto à comunidade onde as pessoas sabem que encontram alguém para conversar. E todos são bem-vindos, independentemente se estão ou não inseridos na Igreja Evangélica Baptista. “Este é um convite que se estende não só a quem procura ajuda, como a todos aqueles que se queiram juntar ao projecto como voluntários”, afirmou Paulo Francisco, salientando que o tipo de actividades que possam vir a desenvolver vai depender muito da disponibilidade e propostas dos próprios voluntários. Já houve um professor que se ofereceu para dar aulas de espanhol, uma psicóloga para dar uma palestra sobre como lidar com a adolescência dos jovens e alguns alunos da ESAD disponibilizaram-se para dinamizar oficinas de pintura. Não há limites nem barreiras às iniciativas que se promovam na Coração Com Vida, desde que estas não desrespeitem os valores da associação.
Além dos voluntários, outra necessidade deste projecto são os donativos materiais. Aliás, se a Igreja Baptista conseguiu avançar com a ideia de abrir a associação ao público, foi porque recebeu contribuições que permitiram suportar os custos de remodelação do espaço e pagamento de rendas. A direcção da associação é composta por Sonja Wendl (a grande mentora do projecto), Isabel Santana Silva, Ulrich Wendl e Daniel Branco.
Nesta primeira fase, a Coração Com Vida vai funcionar de terça a quinta-feira, das 15h00 às 19h00, mas o objectivo é estender os horários assim que o número de voluntários o permitir.
































Excelente iniciativa. Bom trabalho!