Associação Comercial quer mais patrulhamento na cidade

0
648
notícias das Caldas
A direcção da ACCCRO e elementos da PSP discutiram formas de melhorar a segurança da cidade

A Associação Comercial reuniu de urgência, a 26 de Janeiro, com o comando da PSP das Caldas da Rainha para pedir um reforço do patrulhamento na cidade na sequência de vários assaltos nocturnos a estabelecimentos comerciais que ocorreram nos últimos tempos.
O presidente da ACCCRO (Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos), João Frade, manifestou a sua preocupação com a segurança dos estabelecimentos e salientou a necessidade de vigilância do centro da cidade durante o período nocturno. “É durante esse período que se dão a grande maioria dos incidentes, numa área em que estão concentrados a grande maioria dos estabelecimentos comerciais, onde praticamente já não existem moradores o que potencia a ocorrência destes assaltos”, explicou.

Recentemente, a direcção da ACCCRO também foi alertada por alguns comerciantes para alguns incidentes que têm acontecido durante o fim-de-semana, de dia, na Praça 25 de Abril e Hemiciclo João Paulo II.
A PSP de Caldas da Rainha – que não tem divulgado à comunicação social todos os assaltos que têm acontecido na cidade – terá reiterado “o seu empenho e dedicação com a segurança da actividade comercial e com o patrulhamento nocturno da cidade”, segundo explicou João Frade.Sem querer adiantar pormenores em relação à reunião, realizada à porta fechada, o dirigente salientou que lhe foi mais uma vez comunicado existir “uma limitação de meios e efectivos para uma grande área que necessita de vigilância”.
O caldense José Manuel Amaral está também a promover um abaixo-assinado, a ser enviado ao ministro da Administração Interna, a reclamar mais efectivos da PSP para as Caldas. A proposta será também que “passe a existir mais policiamento com uma ronda nocturna reforçada das 20h00 às 7h00, em que proporiamos um subsídio de risco de noite”.
Na reunião entre a ACCCRO e a PSP, foram ainda discutidas formas de cooperação entre os comerciantes e a PSP, mas também a possibilidade de implementação de medidas de prevenção por parte dos empresários destinadas a evitar ocorrências policiais. As autoridades defendem a instalação de alarmes, sistemas de videovigilância e de grades nos estabelecimentos.
Entretanto, João Frade está à espera que a Câmara das Caldas agende uma reunião com a Associação Nacional de Guardas Nocturnos, com vista à implementação de um projecto que assegure a vigilância na cidade durante a noite.

- publicidade -