Nos dias 3 e 24 de Junho a SALVAR – Associação Cívica do Oeste, que tem sede nas Caldas da Rainha, acreditou-se junto do INEM para dar formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa. A acreditação passou por uma formação de 14 horas que decorreu no Departamento de Formação do Hospital das Caldas.
Desta forma, e segundo comunicado enviado pela associação, “a SALVAR torna-se assim a primeira entidade local a disponibilizar a toda a comunidade um produto pedagógico acreditado pelo INEM, que permite a todas as entidades que acharem que esta formação irá ao encontro das suas necessidades, um aumento de competências dos seus próprios profissionais na resposta a situações de saúde emergentes”.
No dia 3 realizou-se o curso de sete horas para 12 formandos e no dia 24 realizou-se o Laboratório de Formadores do Curso. Segundo nota enviada à redacção, foram “seleccionados oito profissionais do curso inicial”, tendo todos obtido a qualificação como formadores.
O suporte básico de vida é a segunda acção a tomar em casos de paragem cardiorrespiratória, logo a seguir a dar o alerta ao 112. Consiste em comprimir o tórax e ventilar, podendo em vários casos salvar vidas.
Segue-se a desfibrilhação (choque elétrico controlado) que quando aplicado “entre três a cinco minutos depois do colapso resulta em taxas de sobrevivência entre 50 e 70%”.
Este era um tratamento que só podia ser aplicado por médicos, mas hoje em dia, com uma formação e a os desfibrilhadores automáticos externos, qualquer pessoa a pode aplicar.






























