Assaltada ourivesaria na Praça da República

0
597

A ourivesaria Ferreira & Santos, Lda, na Praça da República, que não está aberta ao público desde 2007, foi assaltada durante a madrugada de 4 de Fevereiro, de onde levaram diversas peças em prata. Segundo o proprietário, João Ferreira, o prejuízo será superior aos 10 mil euros.
A PSP foi chamada ao local às 6h15, depois de alguém ter telefonado para o 112 a informar que a porta de entrada daquele estabelecimento comercial estava aberta. Quando chegaram ao local, os agentes da polícia verificaram que as grades de protecção do estabelecimento tinham sido arrombadas e a porta de entrada tinha o vidro partido.
João Ferreira também só soube do assalto depois de ter sido avisado pela PSP. Esta foi a primeira vez que a ourivesaria foi assaltada, numa altura em que apenas funciona para João Ferreira exercer a sua actividade como coleccionador.
Os ladrões levaram apenas as peças em prata, não tendo mexido em nenhuma das peças de arte que estavam no local. “Fizeram uma selecção das peças que consideraram ter mais valor”, disse João Ferreira.
O facto da Praça da República estar encerrada ao trânsito por causa das obras terá facilitado o trabalho dos ladrões, que dificilmente conseguiriam fazer este assalto sem serem vistos numa altura em que continuasse a funcionar no local o mercado da fruta. “Isso é mais do que evidente, porque agora não há aqui nenhum movimento”, considera o coleccionador. O caso está agora a ser investigado pela PSP.

Roubos com violência continuam

A 7 de Fevereiro uma idosa de 79 anos foi roubada, em Alfeizerão, por um desconhecido que usou a força física para lhe levar um fio em ouro, avaliado em 500 euros. No mesmo dia houve outro roubo com violência no Bombarral quando dois indivíduos agrediram um jovem de 18 anos para lhe roubar um telemóvel e 10 euros em dinheiro.
Seis porcos foram furtados de uma pecuária em Moleanos (Alcobaça), a 3 de Fevereiro. Nesse dia assaltaram duas casas (uma na Serra d’El Rei e outra no Carvalhal Benfeita) um stand de automóveis em Tornada e um estabelecimento comercial na Foz do Arelho. No interior do aeródromo de Óbidos foi assaltada uma viatura.
A 4 de Fevereiro foi recuperado nas Caldas um automóvel, avaliado em mil euros, que tinha sido furtado no dia anterior no concelho de Peniche. No Bombarral furtaram uma televisão avaliada em 400 euros. De uma casa em Casais da Areia (Óbidos) foi roubada uma arma de caça, de calibre 12mm, avaliada em 1600 euros.
Um homem de 33 anos foi identificado e constituído arguido pela PSP da Nazaré depois de ter sido apanhado, no dia 5, na posse de um telemóvel que terá furtado a um jovem de 16 anos, naquela localidade.
Em São Martinho do Porto a GNR deteve um homem de 43 anos por alegadamente ser o autor do furto de 25,5 quilos de pinhas. Ainda no dia 5 a Guarda identificou, em Casal Amaro (Alfeizerão), quatro jovens, com idades entre os 13 e os 23 anos, por suspeita do furto de duas motas. Para além disso, em Alfeizerão foi assaltada uma casa, no Bombarral furtaram um telemóvel, no Lavradio (Tornada) houve um furto ao interior de uma oficina e nas Caldas foi roubada uma bicicleta. No dia 6 assaltaram uma casa em Vale Covo e outra em Turquel.
No dia 6 a PSP da Nazaré deteve um homem de 62 anos na sequência de um mandado de detenção e condução. Este indivíduo foi entregue no Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha para cumprimento de uma pena de prisão a que havia sido condenado. Nesse dia foi assaltado um café em Tornada e roubada uma máquina de tabaco nas bombas de combustível da Cepsa, na Serra d’El Rei.
No dia 10 foi recuperada, em Peniche, uma viatura que tinha sido furtada no dia anterior naquele concelho.

- publicidade -

Camionista morre em acidente no Painho

O condutor de um camião, de 54 anos, morreu depois de ter embatido contra uma casa, no Painho, na sequência de uma colisão entre este veículo e um carro, ao princípio da manhã de 11 de Fevereiro. Do acidente resultaram ainda três feridos ligeiros.
Segundo a agência Lusa, a casa ruiu parcialmente e poderá ficar sem condições de habitabilidade. A estrada nacional 366 ficou cortada ao trânsito até às 16h00, naquele troço, até à retirada do camião, que ficou atravessado nas duas faixas de rodagem, e à remoção da carga (alimentos congelados), que se espalhou na via.
De 3 a 9 de Fevereiro a GNR das Caldas registou na área do seu destacamento territorial um total de 20 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e um ferido ligeiro.
A 5 de Fevereiro foi detido pela GNR do Bombarral, no Paúl, um indivíduo de 24 anos que conduzia um tractor sem ter habilitação legal para o fazer. No dia 7 foi detido em Ferrel um homem de 32 anos, que conduzia com excesso de álcool (1,77gr/l).
Dois condutores, de 23 e 29 anos, foram detidos pela GNR na Benedita, no dia 8, por conduzirem sob o efeito do álcool (ambos com 1,33 gr/l). No dia seguinte, também na Benedita, foi detida uma mulher de 31 anos com 1,58 gr/l.
Em Alcobaça, a 11 de Fevereiro, pelas 0h58, um idoso de 70 anos foi apanhado pela PSP com de 1,42 gr/l.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -