Aspiring Geoparque Oeste está nas redes sociais

0
567

O aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico chegou às redes sociais através do Facebook (www.facebook.com/Aspiring-Geoparque-Oeste-109742534097344/) e do Instagram (www.instagram.com/geoparqueoeste), onde será dado a conhecer o território e todas as actividades que serão dinamizadas ao longo do ano. De acordo com o município do Bombarral, o primeiro passo para a candidatura do Geoparque Oeste – Terras do Jurássico a Geoparque Mundial da UNESCO foi dado em 2018, por este município, juntamente com a Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, o Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, a Sociedade de História Natural e a Universidade Nova de Lisboa.

O aspirante Geoparque Oeste abrange uma área territorial de 879 quilómetros quadrados, com cerca de 158 mil habitantes dos cinco municípios, albergando um conjunto de factores diferenciadores que o potenciam como único. São eles o facto de se tratar de uma área territorial de relevância geológica a nível internacional, centrada no período Jurássico e com fósseis singulares e possuir património cultural diversificado e historicamente importante, protegido e valorizado pelas comunidades locais. Também destacam o interesse de entidades públicas, privadas e de comunidades locais, em incentivar o desenvolvimento da região, assente nos princípios da proteção e valorização do património natural e cultural, educação, investigação e desenvolvimento sustentável e a disponibilidade da colaboração com várias instituições, sobretudo no âmbito da educação e investigação científica.

O aspiring GO-TJ materializa-se numa entidade de gestão já formalmente constituída, a Associação Geoparque Oeste (AGEO), cuja missão passa por assegurar as condições de viabilidade e desenvolvimento do geoparque e a proceder à elaboração do dossier de candidatura do GO-TJ, para apresentação ao Fórum Português de Geoparques Mundiais UNESCO, refere o município.

- publicidade -

 

 

- publicidade -