Aspiring Geoparque avança com 2ª edição de ciclo de conversas

0
594

O aspiring Geoparque Oeste vai realizar, durante este ano, a 2ª edição do ciclo de conversas e caminhadas – ConversAndo. No total, são 16 as conversas e caminhadas a desenvolver em todos os municípios integrantes do aspiring Geoparque Oeste, com o objetivo de divulgar e debater temas e locais relacionados com o património natural e cultural deste território. A geoducação, a ciência, o vinho, a biodiversidade, o património cultural e a gastronomia serão alguns dos temas abordados nas conversas, que contarão com a participação de convidados especializados e de reconhecido mérito profissional e académico.
As caminhadas, a decorrer entre os meses de fevereiro a dezembro e são desenvolvidas ao domingo.
De acordo com o aspiring Geoparque Oeste, este ciclo de conversas e caminhadas, à semelhança do que aconteceu o ano passado, é uma “forma de celebrar algumas das efemérides comemoradas pelas redes UNESCO, associando a cada uma delas uma temática que caracteriza este território, mas para a qual as comunidades locais nem sempre estão despertas para a sua relevância nacional e até internacional”. Para este mês de janeiro está prevista a realização de uma conversa, no dia 27, sobre a “A Geoeducação como pilar na comunicação dos Geoparques Mundiais da UNESCO”, na Escola Fernão Pó, no Bombarral. A participar estarão especialistas na área da comunicação de ciência.
Para o mês seguinte está agendada a caminhada interpretativa “Da Cascata do Vale Cornaga à Serra do Picoto” e, em março, terá lugar a conversa “Os sistemas ripícolas do Território do Geoparque Oeste” e a caminhada interpretativa “Da História aos Trilhos de Matacães.
ConversAndo é dinamizado pelo aspiring Geoparque Oeste, em parceria com os municípios do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, outros parceiros associativos e empresariais do território. ■

- publicidade -