Início Destaque As personagens de “Os Maias” ao vivo e a cores na Escola Josefa de Óbidos

As personagens de “Os Maias” ao vivo e a cores na Escola Josefa de Óbidos

0
As personagens de “Os Maias” ao vivo e a cores na Escola Josefa de Óbidos

eçaInserida na quinta edição da Semana Josefa, realizou-se a “Noite Queirosiana”, uma actividade que reuniu mais de 60 pessoas no refeitório da Escola Josefa de Óbidos na passada quinta-feira, 17 de Março. Professores, alunos e funcionários conviveram ao sabor de uma ementa inspirada nos pratos mencionados por Eça na sua obra “Os Maias”.

Não faltaram os leques para as senhoras, os monóculos e os bigodes para os cavalheiros. Tão pouco faltou Eça de Queirós e as principais personagens de “Os Maias”. Afonso da Maia, Pedro da Maia, Maria Monforte, Carlos da Maia, Maria Eduarda, João da Ega, os condes de Gouvarinho, Eusebiozinho, Dâmaso, Palma Cavalão e os Cohen saltaram das páginas do livro, encarnadas por professores, alunos e funcionários. Ao todo, 18 personagens que ao longo da noite protagonizaram divertidos momentos de animação.

A decoração do espaço foi pensada ao detalhe, destacando-se duas obras: uma tela pintada por Irina Maia, professora de Matemática do Agrupamento, que retratava os protagonistas desta história e uma caricatura de Eça de Queirós, elaborada pelos alunos de Educação e Formação Para Adultos. Também a máquina fotográfica em madeira de grandes dimensões que se encontrava à entrada do refeitório fazia alusão ao século XIX.
Retirados directamente do episódio do jantar no Hotel Central, os pratos servidos, ainda que actuais, foram confeccionados à época. Creme de coentros e Petit Pois a la Cohen (uma versão de ervilhas com ovos escalfados) constituíram as entradas, seguindo-se bacalhau assado com pimentos e coq au vin, os eleitos para os pratos principais. Já pannacotta com creme de frutos do bosque acompanhada de ananás caramelizado foi a sugestão apresentada na sobremesa.
Na cozinha estiveram 12 alunos, orientados pelo professor João Alpalhão. Já o serviço de sala foi assegurado pelos restantes educandos dos cursos vocacionais e profissionais de restauração, coordenados pela professora Patrícia Borges.
“Esta actividade é uma oportunidade para os alunos mostrarem as suas competências à comunidade e lidarem com aquilo que se assemelha ao serviço de um verdadeiro restaurante”, salientou o chefe, elogiando o trabalho desempenhado pelos estudantes que desenformaram à primeira e sem erros todas as pannacottas. “Era o desafio mais difícil e eles passaram com distinção”, acrescentou.
Não só em “Os Maias”, mas também no “Crime do Padre Amaro”, “A Ilustre Casa de Ramires” e “As Cidades e as Serras”, Eça caracteriza-se por fazer referências à gastronomia. De tal forma que até já foi editado um livro de receitas inspirado nos pratos que surgem à mesa das suas obras: “Comer e Beber com Eça de Queiroz”. “Mais do que contar uma história de amor que se desenrola à volta de uma família, ‘Os Maias’ espelham a sociedade lisboeta do século XIX, uma cidade de contrastes em que as diferenças também se sentiam nas refeições”, explicou Anabela Penas, a grande responsável pela organização actividade.
Em casa, a partir de tecidos guardados na gaveta e peças de roupa esquecidas no armário, a professora de português costurou três dos vestidos utilizados na noite queirosiana. Um deles o seu, que caracterizava a condessa de Gouvarinho.
Esta actividade nocturna resultou do trabalho conjunto entre a turma de 11º ano do curso profissional de Informática, que estudou a obra, e o curso de Educação e Formação de Adultos, que visualizou o filme “Os Maias” de João Botelho.

Uma semana que une o Agrupamento

Na sua quinta edição, a Semana Josefa estende-se a todo o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, composto por quatro estabelecimentos escolares e 10 jardins de infância. Para o director Artur Oliveira “as actividades servem não só para unir o próprio Agrupamento, como para partilhar conhecimentos  e experiências culturais, recreativas e desportivas, proporcionando uma interação entre estudantes de diferentes níveis de ensino e o contacto com professores que os alunos ainda não conhecem”. Durante a semana, foram transportadas 380 crianças, que puderam participar em actividades que se realizaram fora do recinto da escola.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.