As personagens de “Os Maias” ao vivo e a cores na Escola Josefa de Óbidos

0
2626

eçaInserida na quinta edição da Semana Josefa, realizou-se a “Noite Queirosiana”, uma actividade que reuniu mais de 60 pessoas no refeitório da Escola Josefa de Óbidos na passada quinta-feira, 17 de Março. Professores, alunos e funcionários conviveram ao sabor de uma ementa inspirada nos pratos mencionados por Eça na sua obra “Os Maias”.

Não faltaram os leques para as senhoras, os monóculos e os bigodes para os cavalheiros. Tão pouco faltou Eça de Queirós e as principais personagens de “Os Maias”. Afonso da Maia, Pedro da Maia, Maria Monforte, Carlos da Maia, Maria Eduarda, João da Ega, os condes de Gouvarinho, Eusebiozinho, Dâmaso, Palma Cavalão e os Cohen saltaram das páginas do livro, encarnadas por professores, alunos e funcionários. Ao todo, 18 personagens que ao longo da noite protagonizaram divertidos momentos de animação.

A decoração do espaço foi pensada ao detalhe, destacando-se duas obras: uma tela pintada por Irina Maia, professora de Matemática do Agrupamento, que retratava os protagonistas desta história e uma caricatura de Eça de Queirós, elaborada pelos alunos de Educação e Formação Para Adultos. Também a máquina fotográfica em madeira de grandes dimensões que se encontrava à entrada do refeitório fazia alusão ao século XIX.
Retirados directamente do episódio do jantar no Hotel Central, os pratos servidos, ainda que actuais, foram confeccionados à época. Creme de coentros e Petit Pois a la Cohen (uma versão de ervilhas com ovos escalfados) constituíram as entradas, seguindo-se bacalhau assado com pimentos e coq au vin, os eleitos para os pratos principais. Já pannacotta com creme de frutos do bosque acompanhada de ananás caramelizado foi a sugestão apresentada na sobremesa.
Na cozinha estiveram 12 alunos, orientados pelo professor João Alpalhão. Já o serviço de sala foi assegurado pelos restantes educandos dos cursos vocacionais e profissionais de restauração, coordenados pela professora Patrícia Borges.
“Esta actividade é uma oportunidade para os alunos mostrarem as suas competências à comunidade e lidarem com aquilo que se assemelha ao serviço de um verdadeiro restaurante”, salientou o chefe, elogiando o trabalho desempenhado pelos estudantes que desenformaram à primeira e sem erros todas as pannacottas. “Era o desafio mais difícil e eles passaram com distinção”, acrescentou.
Não só em “Os Maias”, mas também no “Crime do Padre Amaro”, “A Ilustre Casa de Ramires” e “As Cidades e as Serras”, Eça caracteriza-se por fazer referências à gastronomia. De tal forma que até já foi editado um livro de receitas inspirado nos pratos que surgem à mesa das suas obras: “Comer e Beber com Eça de Queiroz”. “Mais do que contar uma história de amor que se desenrola à volta de uma família, ‘Os Maias’ espelham a sociedade lisboeta do século XIX, uma cidade de contrastes em que as diferenças também se sentiam nas refeições”, explicou Anabela Penas, a grande responsável pela organização actividade.
Em casa, a partir de tecidos guardados na gaveta e peças de roupa esquecidas no armário, a professora de português costurou três dos vestidos utilizados na noite queirosiana. Um deles o seu, que caracterizava a condessa de Gouvarinho.
Esta actividade nocturna resultou do trabalho conjunto entre a turma de 11º ano do curso profissional de Informática, que estudou a obra, e o curso de Educação e Formação de Adultos, que visualizou o filme “Os Maias” de João Botelho.

- publicidade -

Uma semana que une o Agrupamento

Na sua quinta edição, a Semana Josefa estende-se a todo o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, composto por quatro estabelecimentos escolares e 10 jardins de infância. Para o director Artur Oliveira “as actividades servem não só para unir o próprio Agrupamento, como para partilhar conhecimentos  e experiências culturais, recreativas e desportivas, proporcionando uma interação entre estudantes de diferentes níveis de ensino e o contacto com professores que os alunos ainda não conhecem”. Durante a semana, foram transportadas 380 crianças, que puderam participar em actividades que se realizaram fora do recinto da escola.

- publicidade -