As Caldas é uma cidade limpa, dependendo das ruas, ou seja, não é igual em todas as zonas. Se falarmos do centro da cidade, como por exemplo na zona da Avenida, por norma, está tudo limpo e é bem mantido. Já nas zonas transversais à Avenida, dos Bairros da Ponte ou das Morenas, não são limpas com a mesma frequência. Ainda hoje, junto à escola do Bairro da Ponte, havia bastante lixo nas ruas, junto aos passeios. No centro da cidade não há problema, mas nas zonas periféricas já não é bem assim.
Se calhar deveria haver mais regularidade na limpeza dessas zonas, menos centrais.
Não acho que seja uma cidade limpa. Acho que já foi. Hoje há zonas, como o centro histórico ou junto ao parque infantil, que estão cheias de dejectos dos cães. Antes existiam sacos para apanhar os dejectos dos animais e zonas específicas para eles fazerem as necessidades.
As zonas transversais à avenida estão cheias de garrafas de bebidas, que resultam da diversão nocturna e que poluem várias ruas. A zona da Cidade Nova é também muita suja e deveria ser limpa com mais regularidade. Creio que deveria cultivar-se o civismo que parece que é menor entre as novas gerações. É preciso uma reeducação social e cívica e uma manutenção muito mais rigorosa. Devemos cuidar da cidade, que pertence a todos.
Alberto Mateus, terapeuta holístico (Caldas da Rainha) | F.F.08
Ao vivenciar a cidade não sinto que haja muita sujidade, o que não quer dizer que não possa ser melhorado. Acho que, por exemplo, os caixotes poderiam ser despejados mais vezes. Em vez de uma vez, o ideal seria que fossem despejados duas vezes por dia.
Junto à minha casa há separação de lixo e por isso acho que o tema é pacifico. Não tenho uma observação muito detalhada do problema nas várias zonas da cidade, no entanto creio que se poderia aumentar a regularidade da limpeza dos caixotes e contentores.