Início Sociedade Árvores de Natal invadem Avenida 1º de Maio

Árvores de Natal invadem Avenida 1º de Maio

0
Árvores de Natal invadem Avenida 1º de Maio
Os presidentes da Câmara e da ACCCRO, acompanhados por vários animadores durante a inauguração das exposições das árvores | Natacha Narciso

Apesar da chuva, no sábado, 3 de Dezembro, foram inauguradas as duas exposições das árvores natalícias que agora decoram a Avenida 1º de Maio. A par com o exemplar de 41 metros que ilumina a Praça 25 de Abril, as árvores são um factor de atracção para gente de todas as idades.
Aos domingos registam-se verdadeiras romarias a esta zona da cidade, e são às centenas os carros que enchem as artérias de acesso ao local. Há quem inclusivamente aproveite a fila, saia do seu veículo e munido de telemóvel venha captar o símbolo da quadra natalícia caldense.

Mais de 4400 alunos de 29 escolas (mais duas do que no ano passado) participaram na feitura das árvores do Natal de 2016. O concurso está a decorrer e quem quiser pode votar na árvore mais bonita. Os votos são recepcionados na Papelaria Vogal.
Há três primeiros lugares – que vão receber prémios em material escolar – e as restantes vão todas classificar-se em quarto lugar. Este concurso conta com o envolvimento das empresas locais que contribuem com patrocínios para os prémios, bem como entidades como a ESAD e a autarquia que integram o júri.
Além dos alunos, a ACCCRO quis também convidar as entidades a envolverem-se nestas celebrações natalícias.
Este ano, pela primeira vez há uma exposição de árvores, decoradas pelas empresas caldenses. Ao todo, contam-se 32 entidades (públicas e privadas) participantes, desde clínicas, a autarquia, aos jornais locais e clubes desportivos.
Tal como nas escolas, as firmas decoraram a sua árvore tendo por base uma estrutura fornecida pela ACCCRO. Estas vão ficar expostas até 6 de Janeiro 2017 e, no total, contou-se com envolvimento de cerca de 2000 pessoas.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, estava satisfeito com as duas realizações “que atraem alunos e famílias à Avenida”. O autarca sublinhou a importância de, além das escolas, também envolver as instituições caldenses na celebração dos espírito natalício. Desta forma, a Câmara e ACCCRO contribuíram para que fosse criado um novo ponto de centralidade na cidade, habitualmente sem grande animação.
“Temos tido um impacto interessante e estamos a comunicar mais eficazmente do que no ano passado”, disse Tinta Ferreira.
Na sua opinião, Caldas está a competir no que diz respeito à iluminação com as maiores cidades do país. E quanto à árvore de Natal, “a de Lisboa diz que tem 10 andares, cerca de 30 metros, assim como a do Porto. A das Caldas, com os seus 41 metros, é a maior árvore do país”.
Paulo Agostinho, da ACCCRO, considera que o objectivo de atrair pessoas às Caldas se está a cumprir. Espera que estas possam também consumir no comércio tradicional, além de poderem usufruir da iluminação  e da decoração de Natal. Aos domingos multiplicam-se  as filas de carros com famílias que vêm admirar não só a iluminação como também para apreciar as 70 árvores que agora decoram a Avenida 1º de Maio.
Em curso está também o concurso relativo à decoração das varandas e janelas. Ao todo somam-se cerca de 50 espaços decorados. As várias  iniciativas têm como objectivo “tornar Caldas da Rainha na cidade mais brilhante de Portugal, contando com a colaboração de toda a comunidade”, rematou.
Os elogios continuam a chegar de todo o país e também do estrangeiro. Através das redes sociais, percebe-se que a iluminação caldense chega a paragens tão longínquas como EUA, Canadá ou Japão, além da mediatização possível através da televisão, dado que aqui vieram todos os canais portugueses.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.