
A árvore de Natal colocada na Praça 25 de Abril deverá ser a maior do país, com uma envergadura total de 41 metros de altura. Este será, no entanto, apenas um dos elementos da iluminação de Natal com que a associação de comerciantes e a autarquia esperam tornar a cidade termal na capital da iluminação natalícia.
“Queremos ser a referência da iluminação de Natal a nível nacional”, disse Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e do Oeste na apresentação da árvore e da iluminação de Natal, que decorreu no passado dia 3 de Novembro no restaurante Maratona.
A aposta na iluminação de Natal no ano passado resultou numa forte divulgação da cidade através das redes sociais. A árvore foi dos locais mais escolhidos por famílias e casais para tirar fotografias. É esse cenário de conforto e atracção para as famílias do Oeste (onde Paulo Agostinho sublinha que residem cerca de 350 mil pessoas) que a iniciativa deste ano quer repetir.
“Caldas foi em tempos a referência desta região, perdeu esse lugar, mas queremos inverter essa tendência”, afirmou.
Este ano a árvore volta a ser o ex-libris da iluminação natalícia e até está maior. A estrutura cresceu cinco metros, dos 30 para os 35, mas a envergadura do objecto atingirá os 41 metros, tendo em conta que este ano é culminado com uma estrela que mede seis metros. A árvore tem um diâmetro de 20 metros e para garantir que permanece na vertical, a sua estrutura metálica está fixada a vários bidons com um total de 10 mil litros de água.
O presidente da ACCCRO disse que, segundo as informações disponibilizadas pelas empresas que fazem este tipo de serviço, esta é até à data a maior árvore do país.
Também a iluminação cobre mais ruas este ano, com uma extensão acrescentada em 600 metros e que ultrapassa no total os 5 quilómetros. Serão iluminadas 37 ruas, 13 rotundas, cinco edifícios e oito locais isolados.
Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, referiu que as expectativas criadas no ano passado foram elevadas e era preciso que a iniciativa deste ano tivesse tanta ou mais qualidade.
O reforço do investimento justifica-se com a retoma do comércio e dos serviços na cidade, depois de a crise ter conduzido ao encerramento de muitos espaços. “É importante para as pessoas virem à cidade e verem coisas a acontecer”, realçou.
A Câmara investe 76 mil euros na iluminação, mais 10 mil euros que no ano passado.
O programa de animação foi igualmente reforçado, “para que as pessoas sintam a magia de estar a viver um sonho”, diz Paulo Agostinho. O município financia a animação em 20 mil euros, mais 5 mil euros que no ano passado. Do programa consta música, arruadas, animação infantil a remeter para o imaginário da Disney e para os contos infantis, dança, pinturas faciais, modulação de balões, entre outros.
O Pai Natal chega no dia 26 de Novembro à casa onde vai passar os fins-de-semana e feriados, na Rua Dr. Miguel Bombarda. Vem acompanhado de 50 duendes no comboio turístico. Este comboio vai circular pela cidade, de forma gratuita, entre 8 e 23 de Dezembro.
O orçamento total do evento pode ultrapassar os 125 mil euros, adiantou Paulo Agostinho. Aos 96 mil euros da comparticipação da autarquia acrescem parcerias com empresas que, apesar de não serem apoios financeiros directos, “têm de ser contabilizados”. É o caso dos espaços publicitários em três autocarros disponibilizados pela Rodoviária do Oeste para publicitar o evento.
COMUNIDADE CONVIDADA A ADERIR
As escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo vão voltar este ano a ser convidadas a fazer a sua árvore de Natal, o que vai resultar numa exposição na Avenida 1º de Maio. As árvores estarão a concurso e as três melhores garantem cabazes de material escolar para as respectivas escolas.
No mesmo local estarão igualmente 30 árvores enfeitadas por entidades públicas e privadas.
A ACCCRO pretende dar seguimento à iniciativa “A minha Varanda brilha mais neste Natal”. No ano passado foram enfeitadas pela população cerca de 35 varandas. Este ano a associação quer mais de 500 varandas e janelas iluminadas. As inscrições para o concurso – que atribui prémios aos três primeiros classificados – podem ser feitas até 1 de Dezembro para o e-mail tempo3@acccro.pt.
Vai decorrer ainda uma acção com o envolvimento da União de Freguesias da Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e com as IPSS da região que consiste num lanche com partilha de receitas dos célebres sonhos de Natal e outros doces característicos desta época festiva.
As datas do Natal dos Sonhos
19 de Novembro Ligação da iluminação de Natal
26 de Novembro Chegada do Pai Natal
1 de Dezembro a 6 de Janeiro Exposição Mundo das Árvores
8 a 11 de Dezembro Festival de Street Food
8 a 23 de Dezembro Comboio Turístico (partida e chegada na Praça 25 de Abril)
6 de Janeiro Encerramento da actividade






























