A Escola Básica do Bairro da Ponte foi a vencedora do concurso das árvores
Já são conhecidas as árvores de Natal que venceram a quarta edição do concurso promovido pela ACCCRO (Associação Empresarial de Caldas da Rainha e Oeste), que bateu em 2017 o recorde de participações nesta iniciativa. Aderiram ao concurso 31 escolas e pela primeira vez alargou-se a participação aos estabelecimentos privados. Ao todo, estiveram envolvidos mais de 4.500 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo e votaram nas suas árvores preferidas cerca de duas mil pessoas.
A grande vencedora do concurso foi a árvore da Escola Básica do Bairro da Ponte do Agrupamento de Escolas Raul Proença. Já em 2º e 3º lugares ficaram as escolas de Salir de Matos e da Lagoa Parceira, ambas do Agrupamento de Escolas D. João II.
A Escola Básica da Lagoa Parceira ficou em 3º lugarA Escola Básica de Salir de Matos ficou em 2º lugar
- publicidade -
A organização optou por classificar todas as outras escolas participantes em quarto lugar e decidiu atribuir pela primeira vez uma menção honrosa, entregue aos Koalas. Este jardim de infância enfeitou a sua árvore com brinquedos que foram entregues pelas crianças da instituição, que assim foram sensibilizadas para a importância de serem solidárias, especialmente numa época como o Natal. “Achamos que era relevante atribuir esta distinção, até porque este concurso é também sobre a partilha de valores e sabemos que não é fácil para nenhuma criança desprender-se de um brinquedo que é seu”, disse Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO.
Os representantes das escolas vencedoras aproveitaram a ocasião da entrega dos prémios para elogiar a iniciativa e realçar que esta é uma actividade onde também são incluídas as famílias dos alunos. Desde logo porque são trazidas pelas crianças à Avenida 1º de Maio para visitarem a exposição e votarem nas melhores propostas.
“Dentro do movimento de tornar a cidade mais apelativa pela altura do Natal, acho que este concurso é uma das iniciativas mais interessantes pois aproxima as comunidades escolares da cidade e incute às crianças algum espírito de empreendedorismo”, realçou João Silva, director do Agrupamento de Escolas Raul Proença. Já o professor Luís Pedro Nunes, da Escola Básica Salir de Matos, revelou à comunicação social que participam desde a primeira edição mas este ano decidiram envolver ainda mais as famílias dos alunos, desafiando-as a elaborarem os enfeites a partir de casa.
Para a escolha das árvores vencedoras também contribuiu um júri composto por elementos da ACCCRO, Câmara das Caldas e Escola Superior de Artes e Design. Foram entregues vouchers entre 30 e 100 euros às escolas premiadas, que poderão agora gastar esse valor em compras em estabelecimentos como a Vogal, Grapel ou Netcópia, que patrocinaram desta forma a iniciativa.
As árvores de Natal participantes estiveram expostas na Avenida de 1 de Dezembro até 8 de Janeiro.