Artesanato caldense em destaque na FIA até domingo

0
1246

Encontra-se a decorrer até domingo mais uma edição da FIA – Feira Internacional do Artesanato, na FIL, em Lisboa, que este ano tem como município convidado as Caldas da Rainha.
O município aparece destacado logo à entrada do pavilhão do artesanato português, que reúne 235 entidades, empresas e artesãos a título individual, com o intuito de divulgar o que de melhor se faz nesta área e servindo de montra para os artesãos. Numa alusão às coloridas bancas da Praça da Fruta, vários expositores mostram o trabalho dos elementos da Associação de Artesãos das Caldas da Rainha, da Associação de Bordados e da Confraria do Príapo.
Também na entrada da própria FIL um outdoor de grandes dimensões, com o imagem de Zé Povinho dá nota que as Caldas é o município convidado da edição de 2019 da maior feira de artesanato da Península Ibérica e segunda maior da Europa.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, considera “muito relevante” este convite e diz mesmo que era uma “uma questão de tempo” para isso acontecer, porque as Caldas tem um “estatuto ao nível da arte popular e da cerâmica”. Este reconhecimento é ainda mais importante numa altura em que está a ser preparada a candidatura a Cidade Criativa da Unesco em Artesanato e Arte Popular para o ano 2020.
Esta participação traduz-se num investimento próximo dos 15 mil euros.
O certame é composto por três pavilhões ocupados e mais de 600 expositores, com artesanato português e de mais 40 países da América do Sul, África, Ásia e Europa. A complementar esta oferta está também a gastronomia, com produtos das diferentes regiões do país.

- publicidade -