Arte urbana capta atenção para refugiados da Ucrânia

0
364
Os autores, junto à intervenção, pedida pelo responsável do Prontos e clientes

C’Marie & Egrito fizeram uma intervenção dedicada aos refugiados no espaço Prontos, na Avenida 1º de Maio

Ao início da tarde da passada segunda-feira, 14 de março, a dupla C’Marie & Egrito – constituída por Constança Bettencourt e João Margarido – dava os últimos toques na intervenção dedicada aos refugiados ucranianos.
O rosto de uma criança simboliza todos os que têm que fugir do seu país, lembrando os horrores da guerra. “Acima de tudo, temos de nos preocupar é com as pessoas, mais do que com os países ou com as fronteiras”, disse Constança Bettencourt. A peça de arte urbana foi inaugurada com uma performance já que enquanto o rosto da menina foi trabalhado por C’ Marie, Egrito ocupou-se de pintar a bandeira ucraniana que depois foi lentamente retirada de algumas zonas de modo a deixar aparecer o rosto da criança, onde se pode também ler a palavra “Peace”.
“O que estamos a viver é algo diferente e inesperado e, por isso, juntámos também a performance de ‘descascar’ a montra para apresentar a criança”, referiu João Margarido.
Rui Vieira, do projeto Prontos, um espaço de cowork com cafetaria e loja da Apple situado na Avenida 1º de Maio, queria fazer algo e reuniu alguns coworkers e também clientes do espaço para intervir. “Não concordamos com o que se está a acontecer e decidimos agir”, disse o empresário, acrescentando que a intervenção chama a atenção para as pessoas que veem as suas vidas “viradas do avesso” pela guerra.
O caldense Luís Peres, militar na reserva, e que viveu a guerra no Afeganistão, é cliente do Prontos e, como tal, prontificou-se a fazer parte desta iniciativa. “Espero que esta imagem possa tocar o coração das pessoas”, disse o caldense, que viveu de perto um conflito que aconteceu há 11 anos.
C’Marie & Egrito foram os vencedores da open call do FALU, o primeiro festival de arte urbana das Caldas. São os autores da rainha-marinheira, que se encontra em frente ao CCC e que foi escolhida entre 28 propostas concorrentes.

- publicidade -