Foi assinado, esta terça-feira, o auto de consignação da obra para a estabilização da Arriba do Porto da Areia Sul, em Peniche.
A intervenção consiste na aplicação de redes metálicas pregadas e tensionadas, cuja tensão exercida sobre a vertente não permita a descompressão do maciço e movimentação dos blocos de rocha ali existentes. A empreitada terá um custo próximo dos 395 mil euros, financiada pelo POSEUR em cerca de 296 mil euros. Ao Município de Peniche cabe o restante, no montante de 93,7 mil euros.
Esta operação surge no seguimento de antigos trabalhos de exploração, por desmonte e fogo, que terão provocado a aberturas de descontinuidades na formação rochosa. Com o tempo, e devido à ação de vários fatores, como a pluviosidade, circulação das águas, entre outros, a estabilidade deteriorou-se e levou à queda e blocos.
Henrique Bertino, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, afirma que se trata “de uma zona nobre e aprazível há muito necessitada de uma urgente intervenção. Esta obra vem permitir que as pessoas possam usufruir, com condições de segurança reforçada, de um espaço tão atrativo como o Porto da Areia Sul”.































