Estrutura reativada aposta em “causas fulcrais” para fixar os jovens e prepara já as eleições europeias e autárquicas
Diogo Câmara, de 28 anos, arquiteto e residente nas Gaeiras é o novo presidente da JSD de Óbidos. A estrutura, que tem passado por sucessivos momentos de inatividade, conta agora com uma nova equipa que acredita na “ousadia, irreverência, criatividade, autenticidade, competência e valor dos jovens obidenses”, explica o seu presidente à Gazeta das Caldas.
Um dos objetivos deste mandato é o de agregar “várias faixas etárias em torno do futuro de Óbidos, garantindo a continuidade da estrutura no futuro”, concretiza.
De acordo com Diogo Câmara, a equipa é composta por jovens em diferentes fases da vida profissional e pessoal, desde o ensino básico e secundário, ensino superior (licenciatura, mestrados e doutoramentos) e outros que trabalham, o que lhes garante uma grande heterogeneidade e abrangência.
A dinamização da estrutura, através da via digital, em papel e também da proximidade com a comunidade é um dos principais objetivos para este mandato, a par de um estreitamento de relações com as escolas, associações e empresas e a dinamização de ações de sensibilização e sessões de esclarecimento.
Ao longo do mandato, que terá a duração de um ano, a equipa de Diogo Câmara irá focar-se em cinco causas “fulcrais” para a fixação e emancipação dos jovens: a habitação, a saúde, a formação, a fiscalidade e o ambiente. Destas, a saúde assume um papel prioritário, tendo em conta que cerca de 80% da população do concelho não tem médico de família. Estão também disponíveis para se mobilizarem e trabalharem ao lado dos que defendem que o “Hospital do Oeste deve ser nas Caldas da Rainha, como nunca devia ter deixado de ser”.
Com as europeias à porta, a JSD de Óbidos tem já previstas atividades de sensibilização e de divulgação das eleições, a promoção de uma palestra sobre as funções desempenhadas pelos eurodeputados, e o impacto que têm no país, além de acompanharem as iniciativas de campanha.
Logo a seguir partirão para a preparação das autárquicas. Numa primeira fase contam fazer “uma série de inquéritos, quer online quer presencial” para auscultar a realidade local e depois promover sessões de debate e de esclarecimento com os jovens. Para além de apoiar, a JSD quer também ser ouvida pelo PSD de Óbidos aquando da “discussão do projeto, das medidas e das propostas do programa eleitoral”, concretiza o seu presidente. ■






























