Arneirense juntou 400 carenciados em almoço solidário

0
699

ARNEIRENSEA sede do Arneirense transformou-se num mega restaurante para receber cerca de 400 carenciados das Caldas num almoço solidário. A iniciativa, que decorreu no passado dia 28 de Dezembro, foi organizada pelo grupo Juventude Dinamizadora do Arneirense (JDA), constituído há cerca de um mês e que pretende ajudar a dinamizar a colectividade.
O evento, denominado “Alimentar sorrisos”, teve por lema “a verdadeira solidariedade começa onde nada se espera”. Os participantes foram pessoas referenciadas pela assistência social da autarquia e à sua espera tinham um almoço composto por sopa de legumes, canja, lombo de porco fatiado e doces à discrição.
Durante a tarde houve animação com música, palhaços e as crianças tiveram direito a um mimo, com balões modelados e pinturas faciais.
“O que queremos mostrar é que ninguém sabe o dia de amanhã e que é importante ajudar, porque há muita gente a precisar”, disse à Gazeta das Caldas Cláudia Estêvão, porta voz do grupo. A jovem realçou também que este almoço solidário não é para se realizar apenas no Natal, altura em que normalmente decorrem várias iniciativas do género, mas também noutras alturas do ano.
Todo o evento foi feito à base de voluntariado, tanto por parte dos elementos da associação que confeccionaram o almoço, como de empresas que forneceram os géneros alimentares.
Também presente no almoço, o presidente da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Arneirense, Abílio Camacho, lembrou que já há algum tempo que o contavam realizar, mas que acabou ser feito, “e em boa hora, por este grupo que apareceu e cheio de vontade de trabalhar”.
O dirigente associativo destacou ainda que as pessoas não precisam de apoio só no Natal, mas durante todo o ano, pelo que pretendem realizar mais eventos de carácter solidário, estando previsto um segundo almoço ainda durante o primeiro semestre de 2015.
A organização considera que nesta primeira iniciativa não conseguiu chegar as todas as pessoas necessitadas devido ao curto espaço de tempo para a sua preparação. “Há muitos necessitados que não vão à Segurança Social, nem à Câmara ou à Junta de Freguesia, e queremos dizer-lhes que não há que ter vergonha em vir almoçar connosco”, disse Abílio Camacho, acrescentando que pretendem alargar o convite aos casos que vão tendo conhecimento.
“Estamos cá para apoiar e julgo que o grupo irá fazer coisas maravilhosas”, disse, acrescentando que está já prevista uma tarde de karaoke com as crianças.

 

- publicidade -