Apresentadas obras “estruturantes” para as Gaeiras

0
693
A obra no Largo de S. Marcos prevê a reabilitação de toda aquela zona, convertendo-a numa praça

As intervenções, num valor superior a 2,5 milhões, foram apresentadas na cerimónia do 38º aniversário da freguesia

Os estudos prévios para as obras de estacionamento do Largo de São Marcos, reabilitação do Largo do Mercado e da Estrada da Califórnia foram apresentados na sessão comemorativa do 38º aniversário da freguesia, que decorreu a 11 de outubro. No total, as três intervenções representam um investimento superior a 2,5 milhões de euros e serão candidatadas a fundos comunitários, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU).
“Das muitas intervenções definidas, estes são os projetos que, para além de estruturais, consideramos poderem ser os que estão em condições de serem elegíveis para efeitos de financiamento comunitário” referiu o presidente da Junta, Ricardo Duque, acrescentando que a intenção passa por poder avançar com a reabilitação do Largo do Mercado já durante este mandato.

A falta de bolsas de estacionamento suficientes é um problema que condiciona o desenvolvimento de qualquer serviço no centro da vila e que, de acordo com o autarca, contribui para a sua desertificação. A junta lançou, por isso, o desafio à Câmara de Óbidos para a aquisição de um terreno privado, confinante com a Rua Principal, o Largo de São Marcos e a Rua do Convento. “Poderão existir outros locais, mas é ali que, de facto, faz sentido. Está circundado pelas principais instituições da freguesia que recebem semanalmente muitos utilizadores como o Pavilhão da SCRG, o auditório da SFRG, o Espaço Ó e serviços, como a Farmácia Senhora da Ajuda, cafés e restaurantes”, justificou o autarca. O objetivo passa por reabilitar um espaço que se encontra devoluto e reconvertê-lo numa praça, de utilização coletiva com espaços para comércio e serviços, assim como uma galeria de arte e áreas de lazer, explicou o arquiteto Jorge Silva, responsável pelo estudo prévio.
Também o mercado diário será recuperado. Atualmente aproveitado para estacionamento, o espaço será dotado de infraestruturas que “se coadunem com grande parte da sua utilização lúdico/recreativa, sendo um espaço muito utilizado para a realização de diversas dinâmicas associativas”, referiu Ricardo Duque.

- publicidade -

Estrada da Califórnia com passadiço e centro interpretativo
Outra obra com impacto para esta freguesia será a reestruturação da Estrada da Califórnia, uma das principais entradas da freguesia e das que tem maior tráfego. O troço depara-se ainda com questões de excesso de velocidade dos automóveis e ausência de segurança para aqueles que diariamente fazem o percurso a pé ou de bicicleta. “Contudo, oferece uma das melhores vistas da freguesia, na envolvência das vinhas da Casa das Gaeiras e da vista para o castelo de Óbidos”, salientou o autarca, acrescentando que a “nova” via terá um percurso pedonal em passadiço e um centro interpretativo da valorização do vinho e da vinha.
Ainda de acordo com o autarca, trata-se de uma intervenção que vai ao encontro do objetivo que têm de promoção dos produtos endógenos.
Presente na sessão, o presidente da Câmara, Filipe Daniel, manifestou a disponibilidade da autarquia de Óbidos para apoiar o desenvolvimento destas intervenções e enalteceu o executivo da freguesia das Gaeiras pela maneira como pensa o território, “de forma estruturada e planeada, e que vai ao encontro da estratégia da Câmara”.
Integrado nos festejos do aniversário desta freguesia, já decorreu a 4 de outubro, a caminhada e corrida Gaeiras Night Tour e, para a passada quarta-feira, estava prevista a inauguração de uma Barbearia Literária, no Largo do Pombal, integrada na programação do Folio. ■

- publicidade -