Aos remos, que a Grande Regata está de volta ao lago do Parque

0
344

A animação da regata está de regresso, com 50 equipas e mais de duas centenas de participantes

É já no próximo sábado que regressa ao lago do Parque D. Carlos I a grande regata organizada pelo Museu do Hospital e das Caldas e pela Gazeta das Caldas. O evento recria o ambiente vivido no século XIX no Parque D. Carlos I e conta já com 50 equipas, com mais de duas centenas de participantes, inscritas para a edição deste ano. Uma das novidades é que a regata integra as celebrações da Semana da Mobilidade.
Inicialmente organizado pelo Museu do Hospital e das Caldas, este evento foi retomado em 2015, por ocasião do 90º aniversário da Gazeta das Caldas. Com 23 equipas de quatro elementos cada uma, conta a Gazeta de então que “a regata cumpriu-se, sob grande animação e divertimento dos presentes, muitos dos quais aproveitaram para experimentar os comes e bebes de empresas caldenses instaladas no recinto”. O evento atraiu centenas de pessoas, que aplaudiam, vibravam e puxavam pelos seus conhecidos, aproveitando o cenário do parque. Outro atrativo da regata é a animação cultural, que ao longo do ano tem variado com exposições artísticas, concertos, atuações de dj’s, sessões de videomappings, exposições de artesãos, entre outros.
No segundo ano foram 27 equipas a participar, na sua maioria são grupos de trabalho, grupos de amigos e famílias. A diversidade de gerações e o espírito de convívio que se vive no evento é um dos motivos de elogio.
A iniciativa continuou a crescer, e no terceiro ano contou com 35 equipas e um total de cerca de 150 participantes. O mais importante continua a ser a diversão, mas todos querem ganhar. Ano após ano, os melhores tempos vão sendo batidos, mas mais importante do que isso, a criatividade dos participantes também tem vindo a aumentar, seja no nome que escolhem para as suas equipas ou no “fardamento” que trazem. Em 2017 “havia uma dificuldade acrescida: é que o cisne negro do lago atacava os barcos para proteger o seu ninho. Foi assim logo na primeira eliminatória e também nas meias-finais, causando alguns sustos especialmente aos mais novos”.
Em 2018 foram 32 equipas, com cerca de 150 pessoas e na quinta edição, em 2019, a novidade foi que o dia foi também pontuado por atividades desportivas, com jogos de futebol, xadrez, dominó, dados e cartas e demonstrações de stand-up paddle e de canoagem.
Nos últimos dois anos, devido à pandemia, não foi possível organizar a regata no lago do Parque D. Carlos I, pelo que o regresso é muito ansiado. Haverá jogos de xadrez na pérgula, um mercado de artesanato na zona do coreto, uma demonstração de stand up paddle (11h00) e uma de canoagem (15h00) no lago. No parque das bicicletas haverá dança, relaxamento e caminhada e treinos de futebol dos mais novos. Em frente ao Museu Malhoa haverá uma gincana, pilates, zumba e demonstrações de kempo. No telheiro haverá padel e no campo de ténis um mini torneio de jovens. A animação musical ficará a cargo de Paulo Seixas das 19h00 às 20h30 na ponte sobre o lago, em torno do qual estarão as tasquinhas com comes e bebes. A grande final está prevista para as 20h30, portanto… Aos remos!

- publicidade -