
Secretário de Estado destacou a “boa organização” do centro de vacinação caldense e o sucesso registado na vacinação das crianças
Uma semana depois da entrada em funcionamento, o centro de vacinação do Arneirense foi visitado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, na manhã de domingo. O governante contactou com os profissionais de saúde e com algumas das crianças que levaram a vacina nesse dia, constatando que a vacinação, nas idades compreendidas entre os 5 aos 11 anos, “tem sido um sucesso”. Referindo-se ao espaço, António Sales disse estar “muito bem organizado” e destacou, a nível nacional, a elevada adesão da comunidade escolar ao processo de vacinação durante aquele período de quatro dias (entre 6 e 9 de janeiro).
De acordo com o governante, só para o passado domingo, estavam registados 30 mil agendamentos, o que o levava a estimar que o dia pudesse terminar com perto de 280 mil crianças vacinadas, o que representa cerca de 45% das 600 mil elegíveis para levar a vacina.
O secretário de Estado considera que estão reunidas as condições para o regresso às aulas “em segurança” e avançou que, entre 5 fevereiro e 13 de março, está previsto “a vacinar segundas doses e primeiras doses de crianças que não foram vacinadas durante esta fase”. Também “o mais brevemente possível” serão vacinados os docentes do ensino superior, informou.
O governante, que é cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Leiria, anunciou ainda que o autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para maiores de 45 anos estava previsto para o decorrer desta semana e lembrou que, no total, já forma administradas “3,3 milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19 e 2,4 milhões de vacinas da gripe”. Nesta altura, e de acordo com o governante, já estão vacinadas com a terceira dose mais de 84% das pessoas com mais de 80 anos e, acima dos 65 anos, 77% das pessoas já receberam o reforço, números que mostram uma “enorme adesão” dos portugueses à vacinação.
A diretora do ACES Oeste Norte, Ana Pisco, chama a atenção para o facto do agendamento para a vacinação dos maiores de 45 anos fazer-se exclusivamente através de senha digital. Lembra ainda que apenas poderão ser de novo inoculadas pessoas que tenham levado a segunda dose há cinco meses ou mais, ou que, no caso de terem sido infetadas, que tenha ocorrido há mais de 90 dias.
As atuais instalações do centro de vacinação têm capacidade para acolher mil pessoas por dia, com oito postos de vacinação, podendo chegar aos 10, se houver necessidade. ■






























