Na apresentação da mais recente edição de “O Movimento dos Capitães e o 25 de Abril” (a primeira obra em Portugal a fazer uma narrativa do processo que levou ao 16 de Março e ao 25 de Abril), vários oficiais que estavam no RI 5 nessa época vão reviver esses tempos que prenunciaram a revolução portuguesa no próximo dia 5 de Junho no CCC.
A sessão organizada pela Gazeta das Caldas, com o apoio da autarquia, contará com a presença do jornalista Avelino Rodrigues, um dos autores da obra, do coronel Vasco Lourenço e de outros militares como Carlos Clemente e Gonçalves Novo, que nos anos 60 estiveram no RI 5 e viriam a ter papéis de relevo no 25 de Abril (e 16 de Março).
Avelino Rodrigues, que foi jornalista conceituado a partir dos anos 70, era na época padre da freguesia dos Vidais e São Gregório, e capelão do RI 5, onde privou com um grupo alargado de jovens oficiais que estiveram na génese do MFA, tal como contou a Gazeta das Caldas na sua edição de 25 de Abril.
Durante a sessão vai ser projectado um filme inédito das Caldas da Rainha nos anos 40, encontrado num arquivo no estrangeiro e que vai encantar muitos caldenses, tanto dos mais velhos que provavelmente identificarão situações e pessoas, como dos mais novos, que se confrontarão com a vida nas Caldas nessa época. Será uma sessão de retorno a anos marcantes da vida da cidade caldense.
Gazeta das Caldas já tem na suas instalações à venda a edição mais recente do livro “O Movimento dos Capitães e o 25 de Abril”, ao preço de 20 euros (18 para assinantes), que actualiza muita da informação conhecida mais recentemente, bem como do papel das Caldas nos anos 60 na formação cívica dos oficiais do quadro permanente.
- publicidade -































