Antigos armazéns do Vinho de A-da-Gorda vão ser espaço de trabalho colaborativo ainda este ano

0
1747
Noticias das Caldas
A assinatura do contrato de empreitada entre os representantes do município, Humberto Marques, e da empresa MRG-Construction, Rodolfo Gouveia | F.F.

Desactivados há vários anos, os antigos armazéns de vinho de A-da-Gorda vão ser requalificados e transformar-se num espaço de trabalho colaborativo, auditório e espaço de ensaios e concertos da União Filarmónica local.
O contrato para a execução da empreitada, de mais de um milhão de euros, foi assinado no passado dia 5 de Fevereiro e a obra deverá estar concluída até ao final do ano.


As salas amplas onde antes existiram depósitos de vinho e as outras dependências que compõem o complexo agro-industrial vinícola de A-da-Gorda, vão ganhar novos usos e permitir que o imóvel volte a ter a dinâmica de outros tempos. Ali será criado um auditório multiusos, que permitirá a realização de espectáculos e será local de ensaio, e concertos, para a banda da União Filarmónica de A-da-Gorda.
Haverá também uma área de trabalho, onde serão construídos laboratórios de desenvolvimento de produtos. O objectivo passa por dar possibilidade de novas criações, ou dar novas roupagens a alguns produtos já existentes, sobretudo ligados à gastronomia e agricultura, como é o caso de compotas e azeites. Os antigos depósitos serão usados como elemento visual e o lagar como elemento identitário. “Uma das nossas ideias de projecto é ter dois alambiques a funcionar na zona do laboratório, um para licores e outro para essências”, exemplificou o arquitecto Jorge Sousa Santos aquando da apresentação do projecto à população.
Outra área é dedicada ao pensamento, com loja e cafetaria, assim como um espaço de trabalho colaborativo.
Um outro edifício será usado para residência comunitária, com quatro suites, para convidados que venham participar em projectos. Existe ainda uma sala interior e outra exterior, que permite a vista para o castelo.
O valor da obra é de 1,063 milhões de euros (apoiada a 85% por fundos comunitários) e o contrato de empreitada foi assinado no passado dia 5 de Fevereiro entre a autarquia e a MRG-Construction, que terá seis meses para fazer a obra após a aprovação do visto prévio do Tribunal de Contas.
Rodolfo Gouveia, presidente do conselho de administração da empresa, referiu que já fez uma obra igualmente importante no concelho (os edifícios centrais do Parque Tecnológico) e que se pautam por fazer “as obras bem, com qualidade e dentro do prazo”.
O presidente da Câmara, Humberto Marques, destacou que se trata de um equipamento que permite dar uma nova centralidade à aldeia e que “os turistas necessitam de novas experiências”, que também ali poderão encontrar.
Também o presidente da União Filarmónica de A-da-Gorda, João Carlos Costa, mostrou a sua satisfação com a requalificação e disse acreditar que aqueles edifícios “trarão progresso à terra”.
Antes da outorga do contrato, o presidente da União de Freguesias de Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa, João Rodrigues, ofereceu um saxofone à banda, uma prenda de Natal que não ainda não tinha sido entregue. A tarde terminou com um concerto dado pela banda filarmónica.

- publicidade -

Ecopista concluída em Abril

A ecopista que vai ligar Óbidos à A-da-Gorda, através da Pegada, estará concluída em Abril. A obra, com a extensão de 1,7 quilómetros, foi iniciada em finais de Dezembro e tem um custo de 105 mil euros.
Esta intervenção permitirá que sejam removidos alguns cabos eléctricos que existem na zona, melhorando assim esteticamente o local.
Esta é a terceira ecopista a ser construída no concelho, depois da que ladeia os empreendimentos turísticos no Bom Sucesso e de outra nas Gaeiras.

[caption id="attachment_80124" align="aligncenter" width="2992"]Noticias da Caldas A ciclovia estará concluída dentro de dois meses | D.R.[/caption]

 

 

Noticias das Caldas
O presidente da União de Freguesias, João Rodrigues, ofereceu um instrumento à banda | F.F.
Noticias das Caldas
Imagem de como será o novo espaço colaborativo | D.R.
- publicidade -