Luzes de Natal nas Caldas foram inauguradas na noite de sábado, com multidão nas ruas
Na noite do passado sábado, numa agradável noite de sábado, cerca de 20 mil pessoas fizeram questão de marcar presença no concerto dos Anjos nas Caldas, numa atuação que assinalava o arranque do Natal na cidade termal, que terá este ano… 50 dias, até aos Reis.
A dupla, Nelson e Sérgio Rosado, trouxe para o palco, montado em frente aos Paços do Concelho, uma energia contagiante e muitos dos temas que são já clássicos da banda formada há quase 25 anos.
Ao som de “Para Longe” iniciou-se uma atuação na qual não podiam faltar “Eterno”, “Há-de haver onde começar” e “Quero Voltar”, assim como “Eu estou aqui” e “Ficarei”, entre muitos outros temas.
Na Praça 25 de abril e na Avenida 1º de maio milhares de pessoas acompanhavam a banda a cantar e a trautear as músicas.
Os Anjos trouxeram, além dos seus clássicos, a boa disposição e energia que lhes é caraterística, brincando entre temas, mas trazendo uma mensagem de paz, amor e luz.
Curiosamente, as Caldas e a região Oeste fazem parte deste percurso de quase um quarto de século. É que os músicos da banda são oestinos e os Anjos já gravaram dois videoclipes por cá (um nas Caldas e um em Óbidos), além de terem atuado diversas vezes por cá. “As baquetas são feitas no Chão da Parada, isto é que é promoção do comércio local”, exclamou em tom de brincadeira Nelson Rosado. “Recebemos este convite com muito orgulho”, admitiram.
Segundo o Serviço Municipal de Proteção Civil estiveram no evento cerca de 20 mil pessoas.

Antes do final do concerto, o momento de dar luz ao anjo e depois, claro, “Nesta Noite Branca” e “Frágil”, já com o grande anjo, de cerca de 30 metros, que a ACCCRO quer inscrever no livro de recordes do Guiness, iluminado. “Iniciámos ontem o processo de candidatura para o maior anjo de luz do mundo”, revelou o presidente da ACCCRO, Luís Gomes, salientando a importância deste evento para o comércio local.
Pelas Caldas há mais de quatro milhões de lâmpadas LED ao longo de um total de cerca de seis quilómetros de ruas. O Pai Natal chega à cidade termal no dia 1 de dezembro (no dia em que começa o mercado de Natal na Praça 5 de outubro) e terá a sua casa no Parque D. Carlos I, nas Salas Cinzentas do Céu de Vidro. O já tradicional comboio também andará a circular pela cidade.
Espetáculos, concertos e atuações complementam o programa, que conta com o concurso de montras e a iniciativa Caldas Fora de Horas, que propõe ao comércio local que se mantenha em funcionamento com horários alargados.
Após a ligação das iluminações de Natal via-se centenas de pessoas a passear pelas ruas das Caldas e a registar em fotografia os momentos de diversão em família e com amigos.
Investimento de 300 mil euros

Vítor Marques, presidente da Câmara das Caldas, disse que a cidade “tem um Natal encantado” e afirmou que “é importante a participação” das pessoas nas iniciativas que estão a ser preparadas. O autarca notou ainda a presença de motivos e festas natalícias nas freguesias rurais do concelho. “Devemos aproveitar o Natal para nos unirmos em torno do mesmo propósito, em torno da cidade das Caldas”, afirmou o autarca, que fez ainda menção às festividades de passagem de ano. O investimento na iluminação é uma forma de “capitalizar a nossa oferta e o nosso turismo”.
A iluminação de Natal das Caldas tem este ano 118 mil euros de orçamento, mais 9.840 do que em 2022. A animação à responsabilidade da associação tem uma dotação de 63.451 euros por parte do município, que investe ainda 75 mil euros no programa no Parque D. Carlos I, que custará 115 mil euros (sendo a União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório a garantir o restante). No total o Natal nas Caldas representa um investimento a rondar os 300 mil euros. ■































