
Até ao final de Outubro o Museu Municipal do Bombarral vai receber os alunos do 1º Ciclo do concelho para assinalar o aniversário do escritor Júlio César Machado, recordando a sua história e a sua paixão pela gastronomia.
No mês em que Júlio César Machado faria 177 anos e se assinala o primeiro aniversário da sala que o museu lhe dedicou, as crianças são convidadas a conhecer um pouco melhor este escritor lisboeta, que residiu durante vários períodos da sua vida na aldeia de A-dos-Ruivos.
A iniciativa decorre no âmbito do Serviço Educativo do museu, que tem procurado sensibilizar os mais jovens para os factos mais relevantes da história do concelho do Bombarral.
Em termos literários, o escritor notabilizou-se principalmente na escrita de folhetins e de textos para teatro, tendo escrito a sua primeira peça teatral, intitulada “Umas Calças de Lista”, com apenas 13 anos de idade.
Nesta iniciativa o principal destaque vai para paixão do escritor pela gastronomia.
Para além do gosto pelas letras, Júlio César Machado nutria igualmente uma grande paixão pela gastronomia, sendo famosos entre os seus amigos e familiares, como é relatado em vários livros que lhe fazem referência, os seus ovos mexidos e a sua caldeirada.No final das petiscadas que realizava era habitual haver para sobremesa uma fatia do Bolo de Soda, que o escritor foi recuperar ao livro de receitas da mãe de um dos seus amigos.
É precisamente esta receita, retirada do livro “Memórias e Receitas dos Makavenkos”, da autoria de Francisco Grandella, que os alunos podem pôr em prática, confeccionando-o no museu.
Enquanto o bolo vai ao forno a cozer, os participantes assistem a uma breve explicação acerca da vida e obra do autor.
No final da iniciativa as crianças recebem ainda um marcador de livro com a receita para que possam confeccionar o bolo em família.
Já participaram nesta iniciativa, desde o início do mês, mais de uma centena de alunos.
P.A.






























