Aniversário de Ferrel contra o Nuclear na ESTM em Peniche

2
663

No próximo dia 14 de Março, pelas 15h30, decorrerá na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, uma sessão que visa assinalar o 36º aniversário do levantamento do Povo de Ferrel contra a instalação da Central Nuclear.
Esta sessão irá contar com a presença dos presidentes da Câmara de Peniche e da Junta de Freguesia de Ferrel, António José Correia e Silvino João, respectivamente. Vão estar também António Eloy, ambientalista e especialista na área da Energias em Portugal e José Luís de Almeida Silva, director da Gazeta das Caldas, que organizou em 1978 o Festival Pela Vida e Contra o Nuclear.
Os quatro intervenientes tiveram um papel activo nos acontecimentos de Ferrel no final da década de 70 e que levaram primeiro ao levantamento dos populares e depois à manifestação nacional que protestaram contra a ameaça da instalação duma primeira central nuclear em Portugal. Se esta se tivesse concretizado, decerto que dificilmente Peniche seria hoje a Capital da Onda.
Esta iniciativa decorre também em parceria com o Festival de Cinema International Uranium que decorrerá pelo segundo ano consecutivo no Brasil, sendo esta uma extensão do festival de filmes sobre energia nuclear em Portugal.
Na iniciativa poderão ser vistos os filmes “Urânio em Nisa Não!” de Norbert G. Suchanek, o documentário norte-americano “Yellowcake” e Pedra Podre. Este último retrata as centrais nucleares do Brasil.

N.N.

- publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho que deveriam ter contactado outras pessoas que estiveram diretamente ligadas ao acontecimento e que saibam do que estão a falar.
    Os meus cumprimentos