Até ao final do ano, a cidade vai estar animada com diversas atividades de teatro, dança, música, artes plásticas, entre outras, com maior foco na Praça 5 de Outubro e no Parque D. Carlos I, mas não só
Já se celebra o Natal nas Caldas da Rainha! O Pai Natal chegou à cidade, numa grandiosa parada, na passada quinta-feira, dia 1 de dezembro, dia em que foi também inaugurado o Jardim Encantado, no Parque D. Carlos I, e o Mercadinho de Natal, na Praça 5 de Outubro.
Todos os caminhos foram dar à Praça 5 de Outubro, que, este ano, assume uma posição central na programação natalícia, onde pode ser encontrada a Casa do Pai Natal e o Marco do Correio, para além das árvores de Natal das escolas do concelho. A parada, que partiu da Praça 25 de Abril, do Parque, do Bairro Azul e do Espaço de Turismo, foi animada por dezenas de jovens e alguns adultos de escolas e de grupos de dança, música ou folclore do concelho, como a Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO), a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, a SIR – “Os Pimpões”, o grupo de dança “Super Flash” da ACDR Arneirense, o grupo de dança “Os Traquinas” de São Gregório, alguns membros do Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras” da Fanadia e o quarteto “Good Four”, e, à chegada à “Praça do Peixe Antiga”, o quarteto tocou algumas músicas natalícias, no palco montado em frente ao Mercadinho de Natal, e o grupo de dança “Os Traquinas” fez uma performance.
Luís Gomes, presidente da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), salientou a sua alegria por ver o comércio da Praça 5 de outubro animado, já que o local foi, pela primeira vez, eleito para ser palco das atividades de Natal. “É possível e está a resultar”, sublinhou, ao observar a moldura humana.
No Mercadinho de Natal, que conta com seis “casinhas”, vendem-se produtos regionais até ao dia 24 de dezembro. A Casa do Pai Natal também estará aberta até à véspera de Natal, com a presença do Pai Natal em horários determinados (domingo, dia 11, das 16h às 18h; sábado, dia 17, das 11h às 13h; domingo, dia 18, das 16h às 18h).
“O Natal é nas Caldas! O Natal também é em Óbidos, como sabemos, mas Natal é no nosso concelho”, frisou o presidente da Câmara Municipal das Caldas, Vítor Marques, no final da parada, relembrando as atividades que decorrem na cidade e nas freguesias do concelho.
Na cidade das Caldas, a animação do “Caldas, Rainha do Natal” decorre de sexta (à noite) a domingo e nos feriados (o dia inteiro), e é para todas as idades. Aulas e atuações de dança, espetáculos de teatro, de fogo (malabarismo) e concertos são algumas das ofertas do Município para a quadra, que têm lugar na Praça 5 de Outubro. Sem esquecer as atuações de música ou de dança itinerantes, o Comboio de Natal, que vai circular, de 8 a 31 de dezembro, pela cidade, bem como as iniciativas que decorrem noutros pontos da cidade, como o Mercadinho de Natal e o Desfile de Pais Natais em Bicicleta, ambos no dia 17, organizados pelos moradores do Bairro Azul, ou o Arraial de Natal na Cervejaria “O Litro”, no Beco Pêro Vaz de Caminha, de 23 para 24 de dezembro.
Na Parque D. Carlos I, transformado num “Jardim Encantado” até ao dia 31 de dezembro, também há atividades a decorrer diariamente: pinturas faciais, jogos tradicionais e ateliers a cargo de escolas do concelho, espetáculos de teatro, marionetas e fantoches na Casa dos Barcos no dia 24 e de 26 a 31 de dezembro, entre outras, para além dos insufláveis e do Mercado de Natal, que inaugura no dia 17.
Pedro Brás, presidente da Junta da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, realçou a iniciativa pioneira da Junta de aproveitar o património ímpar à sua gestão para “fazer algo mágico para as famílias virem desfrutar do Natal das Caldas da Rainha”, também como ponto de partida para “depois conseguirmos fazer, não só o parque, mas a cidade mágicos”.































