Análises às explorações com surto de gripe viária deram negativo

0
635
As análises realizadas aos colaboradores da empresa exploradora dos aviários de perus localizados na Avarela (Óbidos), onde foi detetado um foco de infeção por vírus da GAAP tiveram todos os resultados  negativos, “não existindo a transmissão do vírus das aves para os colaboradores em contacto direto com as mesmas”, informa comunicado da Proteção Civil de Óbidos.
Foram também realizadas analises às 13 explorações aviárias localizadas na zona de proteção e todas as amostras colhidas (mais de 300) deram negativas.
As aves que positivas já foram abatidas, realizando-se  hoje, 28 de dezembro, a limpeza e desinfeção dos espaços onde se encontravam as aves.
O mesmo comunicado informa que continuam a ser avaliadas as explorações localizadas nas zonas de vigilância.
Durante as próximas semanas, várias equipas do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas) vão deslocar-se pelo concelho para monitorização das espécies cinegéticas, com o propósito de identificarem aves mortas ou a deambular. Na eventualidade de serem encontradas aves mortas ou a deambular, a Proteção Civil solicita que informe de  imediato o SMPC através do email proteccao.civil@cm-obidos.pt ou do telemóvel (939430728).
- publicidade -