ANACOM explica como passar para a Televisão Digital Terrestre

0
683

Concluída, com sucesso, a migração da televisão analógica para a Televisão Digital Terrestre (TDT) nas três zonas piloto – Alenquer, Cacém e Nazaré – a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) iniciou no passado dia 27 de Outubro a distribuição de um Guia TDT em todas as residências do país. São seis milhões de guias, onde em 12 páginas se explica tudo o que é preciso fazer para que todos estejam preparados a tempo do desligamento do sinal analógico na maior parte do território nacional (incluindo a Região Oeste), a 12 de Janeiro.
Nos casos em que exista um serviço de televisão paga ou o aparelho de televisão seja recente (seguindo a norma MPEG4), não é necessário fazer nada. Na esmagadora maioria das restantes situações basta adquirir um descodificador, à venda em diversas superfícies comerciais e a diversos preços, e ligá-lo à televisão.

Existem apoios até 22 euros para a compra destes equipamentos, disponíveis para as famílias que sejam beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, para os reformados e para as pessoas que tenham um nível de deficiência igual ou superior a 60%. O que é necessário fazer para aceder ao apoio é recolher a factura da compra de equipamento, juntar um documento comprovativo da sua situação e uma prova de residência e seguir as informações disponíveis no site www.tdt.tele com.pt ou através do telefone 800200838.
A Televisão Digital Terrestre é gratuita e vai permitir uma melhoria significativa na qualidade de som e de imagem, bem como o acesso aos quatro canais generalistas portugueses em todo o território. Com esta mudança passam ainda a estar disponíveis funcionalidades que até agora eram exclusivas dos serviços de televisão paga, como o guia de programação ou a pausa na imagem.
O sinal TDT já cobre todo o território nacional, pelo que a migração pode e deve ser feita antes do desligamento.

 

- publicidade -