Ana Sá Lopes dirige próxima edição da Gazeta

0
672
Jornalista está a trabalhar cm conjunto com a redação

Diretora convidada assume destinos da redação numa edição dedicada à liberdade de imprensa. É a primeira mulher a dirigir o jornal

A propósito da celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala todos os anos a 3 de maio, a Gazeta das Caldas volta a convidar uma personalidade para dirigir uma edição especial, que sairá para as bancas a 5 de maio. Este ano, a jornalista Ana Sá Lopes, antiga diretora-adjunta dos jornais Público e i, aceitou o repto e vai dirigir uma edição que terá como tema central o jornalismo de proximidade.
Esta é a terceira vez que a Gazeta convida uma figura pública para diretor convidado, depois das bem sucedidas experiências levadas a cabo com o juiz-desembargador Carlos Querido (2020) e com o professor João Bonifácio Serra (2021).
Ana Sá Lopes nasceu nas Caldas da Rainha e orgulha-se de dizer publicamente que começou a carreira com textos publicados na Gazeta das Caldas, na década de 1980, ainda nos tempos de estudante.
A caldense passou pelas rádios piratas, a Rádio Litoral Oeste e a Rádio Margem, e iniciou-se no extinto semanário “O Jornal”, depois de vencer um concurso para estagiários. Esteve na fundação do Público, no qual se destacou essencialmente na secção de política. Foi editora de política, antes de passar dois anos no Diário de Notícias, onde foi redatora-principal e editora de política. Saiu do DN em 2008 para fazer parte da equipa fundadora do i, no qual foi diretora-adjunta de janeiro de 2011 até julho de 2018, quando aceitou o convite para voltar ao Público. Com a remodelação da direção editorial do diário, passou a redatora principal. ■

- publicidade -