Amieiro do Patalugo está em processo de classificação

0
513
A árvore do Formigal terá sido plantada pelos monges de CIster

Na aldeia do Formigal (freguesia de Salir de Matos), num local denominado Patulgo, há um amieiro secular que, segundo o seu proprietário, José Inácio Sobrinho, foi ali mandado plantar pelos monges de Cister e actualmente encontra-se em vias de se tornar numa árvore de Interesse Público.
Este caldense deu a conhecer esta árvore – que terá mais de 200 anos – através da Gazeta das Caldas e na sequência da sua publicação o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas enviou técnicos que lhe fizeram fotografias e medições bem como alguma pesquisa histórica. Estes elementos estão registados numa ficha técnica que já pode ser consultada na base de dados disponível na página da Autoridade Florestal Nacional, na internet.
A decisão final da eventual classificação de interesse público caberá ao presidente da Autoridade Florestal Nacional e será posteriormente comunicada à Câmara das Caldas e ao proprietário da árvore.
Se o Amieiro do Patulgo for classificado de interesse público, não poderá ser cortado nem desramado sem autorização prévia do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

N.N.

- publicidade -