Amanhã celebra-se o S. Martinho nas Caldas

0
611

1castanhasSernancelhe copy_1Amanhã, 14 de Novembro, o S. Martinho será assinalado  nas Caldas com várias iniciativas promovidas pelo Museu do Ciclismo.
A Praça da Fruta será palco de um evento que vai contar ainda com o regresso do Mercado Cria, dedicado à venda de produtos do Outono como licores, frutos secos e ervas aromáticas. Haverá dezenas de vendedores trajados a assar castanhas. Em volta da praça vai realizar-se um  desfile de ciclismo etnográfico. Estas iniciativas pretendem unir as Caldas da Rainha a Sernancelhe, terra da castanha.
Pelas 15h30 realiza-se uma conferência subordinada ao tema “Aquilino Ribeiro e a Mística da Castanha e do Castanheiro”. Segundo Mário Lino, organizador deste evento, esta iniciativa será proferida por um membro da Confraria dos Soutos da Lapa de Sernancelhe.
O escritor Aquilino Ribeiro era amigo do caldense Raul Proença, o qual, em 1919, o convidou para o cargo de segundo bibliotecário da Biblioteca Nacional de Lisboa. O primeiro nasceu em Sernancelhe, capital da Castanha. “Queremos relembrar a amizade e ligação entre estes dois homens das letras”, disse Mário Lino.
A conferência vai ser antecedida pela inauguração de duas exposições de fotografia daquele responsável. Uma delas possui fotografias das Caldas da Rainha  de Figueiró dos Vinhos. A segunda é dedicada a Sernancelhe.
A partir das 17h00, a Praça da Fruta recebe a recriação histórica “Atiçar as Brasas”, durante a qual vendedores de castanha assada, trajados com roupas dos anos 40 e 50, vão assar e oferecer castanhas ao público. Vão ser usados fogareiros e assadores de barro “numa homenagem aos oleiros e às olarias caldenses”, disse o organizador. À mesma hora decorrerá o Mercado Cria.
Às 21h45, também na Praça, está previsto um desfile de ciclismo etnográfico com trajes e bicicletas antigas que será seguida por animação com folclore, acordeão e música popular.
Este iniciativa conta com o apoio da Câmara das Caldas, de Figueiró dos Vinhos, do Mercado Cria, da Junta de Freguesia, do Rancho da Fanadia, do Louriçal, Amigos da Natureza do Campo, grupo das bicicletas das Caldas e de Óbidos e da Confraria da Castanha.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -