Surf, bordados das Caldas, a ginja d’Óbidos, a salga de peixe na Nazaré, o Carnaval de Torres Vedras, o Caldas Late Night e o BTT foram as temáticas escolhidas pelos alunos de Gestão de Turismo, que frequentam a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) para fazer pequenos vídeos promocionais do Oeste.
O “digital storytelling” é um projecto piloto que associa a arte antiga de contar histórias à utilização das novas tecnologias, cada vez mais determinantes na promoção dos destinos turísticos. O resultado são vídeos de três minutos produzidos com telemóveis e sofware de edição básico.
O “digital storytelling” utiliza um método simplificado de produção multimédia que alia a tradição oral de contar histórias com conteúdos digitais, possibilitando a produção de filmes de curta duração, ilustrados com imagens, que contam frequentemente com a voz pessoal do narrador e que podem também incluir música e efeitos sonoros. A originalidade do projecto reside no facto de as histórias serem protagonizadas por pessoas naturais do Oeste.
O projecto está a ser coordenado pelo Turismo de Portugal, em colaboração com a consultora digital Media Shots. Na apresentação dos filmes, que decorreu no passado dia 23 de Abril, o director da EHTO, Daniel Pinto, destacou a pertinência do projecto para os alunos de turismo porque têm que saber “promover bem o seu produto, destino, serviços e empresas”. Já Elisabete Mendes, do Turismo de Portugal, justificou a escolha da escola caldense para acolher o projecto-piloto devido ao seu potencial de elevada qualidade e porque tem “demonstrado um trabalho muito profícuo e interessante” junto dos alunos e empresas.
“Foi uma escolha feliz e acertada”, sintetizou a responsável, que agora o pretende disseminar por outras escolas da rede.
Elisabete Mendes frisou que este não é um projecto ambicioso, mas que pretende valorizar o que a região tem de bom, como alguns dos seus produtos, História e cultura, e dar-lhes destaque.
Também Ana Silva, delegada da turma do 1º ano de Gestão de Turismo, destacou a importância do projecto, permite a estes alunos “sobressair tanto como os nossos colegas de Cozinha e Bar”, assim como valorizar o currículo.
As histórias podem ser vistas no canal das Escolas de Hotelaria e Turismo no Youtube, em www.youtube.com/user/EHTPortugal e www.facebook.com/eht.dooeste F.F.
- publicidade -
- publicidade -































