Alunos transportam em média 700 quilos nas costas durante um ano escolar

0
547

Os alunos transportam em média 700 quilos de carga nas suas mochilas durante o ano escolar, mas há casos extremos de estudantes que chegam a transportam cerca de 1.600 quilos.  Estas são algumas constatações que uma equipa de técnicos de Saúde aferiu em várias escolas da região.
Emanuel Vital, fisioterapeuta ligado ao estudo, alerta: “o peso de uma mochila não deve passar os 10% do peso do corpo de quem a transporta”.

“Se a uma criança pesa 30 quilos a sua mochila não pode ultrapassar os três quilos”. Quem o diz é o fisioterapeuta Emanuel Vital, um dos responsáveis que integrou uma equipa na região que desde 2003 estuda as consequências do excesso de peso nas costas das crianças.
Segundo este especialista, é também importante que “uma mochila seja ajustada de forma confortável ao corpo”. Mas se estiver muito apertada, pode causar problemas nos músculos dos ombros.
Se forem cumpridas estas regras simples e se a mochila dos jovens tiver o peso correcto, “pode ser um factor de protecção da saúde do adolescente pois o jovem que transporta o peso correctamente, desenvolve força muscular que é protectora das dores nas costas”.
Segundo aquele especialista – que esteve nos últimos anos ligado ao Centro de Saúde do Bombarral e que agora está na Marinha Grande – são graves as consequências do excessivo peso nas costas, já que “um episódio de raquialgias [dores] custa em média 300 euros” ao Estado.
Segundo aquele técnico, todo o dinheiro que é gasto no tratamento do cancro “é apenas um terço do que se gasta com dores nas costas”.
São muitos os problemas de limitação e de incapacidade associados às costas e há trabalho a fazer na área da prevenção. Estudos realizados na Suécia “mostraram que há jovens com 12 e 13 anos com problemas degenerativos nas costas que normalmente se associavam a pacientes com mais de 30 anos”, disse o especialista. Além dos problemas de excesso de peso das mochilas, há outros relacionados com a postura ou com a inactividade.
Ao longo destes últimos anos médicos, fisitoterapeutas e técnicos de saúde ambiental – dos centros de Saúde de Figueiró dos Vinhos, das Caldas e do Bombarral – trabalharam com 700 jovens adolescentes desde o início do 2º Ciclo até ao último ano do 3ª Ciclo de escolaridade. Na região estiveram envolvidos o Colégio Rainha D. Leonor e a Escola Josefa de Óbidos.
Neste estudo foi possível constatar que as participantes, alertados para os perigos do excesso de peso, reduziram o peso a mais que levavam nas suas mochilas (ver caixa). Ficou pois provado que, anos mais tarde, mantinham as regras e o bom comportamento para manter uma costas saudáveis.

- publicidade -

A mochila para ser adequada deve ter:
1. Duas alças almofadadas
2. Costas almofadadas e tamanho igual ou menor que as costas do aluno.
3. Acessórios que facilitem a arrumação e estabilização dos materiais escolares
4. Por fim quanto mais leve melhor

- publicidade -