Foi instalada no passado dia 31 de Maio a primeira passadeira segura junto à escola básica do Avenal. O projecto é de dois alunos da ETEO e consiste na instalação de sinalética vertical luminosa alimentada a energia solar. Foram instalados dois sinais e já existem encomendas para a instalações destes equipamentos em mais locais por parte das freguesias urbanas das Caldas da Rainha.
O lema do projecto são alunos a promover a segurança de outros alunos, uma vez que estas sinaléticas estão a ser aplicadas nas passadeiras junto às escolas. O sistema foi desenvolvido pelos alunos Ricardo Fernandes e Mussá Fati, do curso Técnico de Energias Renováveis, em parceria com a União de Freguesias de Nª Sra. do Pópulo, Coto e São Gregório, que financiou a aquisição dos componentes.
Os jovens estudantes desenvolveram os circuitos eléctricos e de produção e armazenamento de energia. Um trabalho que foi executado no laboratório de energias renováveis da ETEO ao longo de seis meses. O sistema consiste em sinalética vertical iluminada por luzes LED, que aumentam a atenção dos condutores para a presença da passadeira. O circuito é autónomo, alimentado por painéis fotovoltaicos e baterias, que garantem uma autonomia de cinco dias sem sol. Tem uma durabilidade de 10 anos e os equipamentos têm uma manutenção fácil e de custos reduzidos.
O projecto já ganhou a atenção dos responsáveis das uniões de freguesias urbanas. A de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório já encomendou mais oito destes sinais e a de Santo Onofre e Serra do Bouro também já demonstrou interesse, segundo adiantou Almerindo Almeida, coordenador do curso.
Entretanto, o projecto vai continuar em desenvolvimento. “Esta é uma versão mais elementar, queremos que as duas próximas versões acrescentem um sistema para contar a passagem dos peões e outro para o reforço da sinalética luminosa”, referiu.































